O Brasil ganhou mais três medalhas no Grand Prix de Zagreb. No último dia do evento, oito brasileiros entraram em ação, com o principal resultado vindo na categoria até 78kg feminina, com Karol Gimenes levando a medalha de ouro. Já na categoria até 90kg, Rafael Macedo levou o bronze, enquanto Leonardo Gonçalves também ficou em terceiro, nos 100kg.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Na final da categoria até 78kg, Karol Gimenes teve pela frente a ucraniana Yuliia Kurchenko. No combate, a brasileira teve um grande desempenho para levar a medalha dourada. Ela projetou a adversária para conseguir inicialmente um waza-ari. Mas logo na sequência, Karol imobilizou a adversária para conseguir o ippon.
+ Marcus D’Almeida leva o bronze na Copa do Mundo de Paris
+ Viviane Lyra faz o índice olímpico na marcha atlética
+ Brasil vence Chile na abertura do Sul-Americano de vôlei
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Karol Gimenes fez uma grande campanha para chegar na final. Para iniciar, duas vitórias por waza-ari, sobre a mongol Khuslen Otgonbayar e a neozelandesa Moira de Villiers. Em seguida, nas quartas de final, Karol superou a britânica Emma Reid após a adversária levar três shidos. Já na semifinal, a brasileira encaixou um belo golpe para vencer a holandesa Lieke Derks por ippon.
É FINAAAAAAL! 🥋
— Time Brasil (@timebrasil) August 20, 2023
Com esse IPPON SENSACIONAL, Karol Gimenes (78kg) avança e disputa a medalha de ouro no Grand Prix de Zagreb 🇭🇷
Agora é pra cima da Yuliia Kurchenko 🇺🇦
Você acompanha ao vivo, a partir de 12h, no Youtube do Time Brasil: https://t.co/DX5bR5HnMO
📸: @JudoCBJ pic.twitter.com/nIjHWIQh9W
Mais disputas por medalha
O Brasil teve atletas em outras duas disputas de medalha. Nos 90kg, Rafael Macedo venceu seus dois primeiros duelos, mas perdeu nas quartas de final para o turco Mihael Zgank. Dessa forma, o atleta foi para a repescagem, onde venceu o austríaco Thomas Scharfetter por ippon. Na disputa da medalha de bronze, Macedo encarou o Altanbagana Gantulga, da Mongólia. O brasileiro conseguiu um waza-ari no início da luta para ficar em vantagem no placar. No restante da luta, Gantulga fez boas investidas, mas Rafael Madeco soube se defender para vencer o duelo.
Já na categoria até 100kg, Leonardo Gonçalves ganhou suas três primeiras lutas, para assim alcançar a semifinal do Grand Prix de Zagreb. Mas no duelo valendo vaga na final, o sérvio Aleksandar Kukolj conseguiu dois waza-ari para derrotar o brasileiro. Dessa forma, Leonardo foi para a disputa do bronze contra Piotr Kuczera, da Polônia. O polonês conseguiu um waza-ari no início do combate, mas o brasileiro conseguiu a virada com um ippon.
Demais brasileiros
Outros cinco ateltas do Brasil subiram no dojo neste domingo. Na acima de 78kg feminina, Victoria de Oliveira perdeu na primeira rodada para a neo-zelandeza Sydnee Andrews após sofrer dois waza-ari. Já na -78kg, Samantha Soares caiu diante da medalhista olímpica Anna-Maria Wagner na segunda rodada após tomar três punições.
No pesado (+100kg), Juscelino Nascimento perdeu na primeira rodada para o alemão Erik Abramov por ippon. Na -100kg, Rafael Buzacarini perdeu nas oitavas de final para Piotr Kuczera depois que recebeu três shidos. Por fim, na categoria até 90kg, Giovani Ferreira perdeu na estreia para o estoniano Klen Kaljulaid por waza-ari.