8 5
Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva e outros brasileiros caem cedo no World Masters

Seis brasileiros, incluindo Rafaela Silva, estiveram em ação no primeiro dia de combates na Hungria e nenhum avançou além da 2ª rodada

Na imagem, Rafaela Silva sofrendo golpe da ucraniana Daria Bilodid
Rafaela Silva sofrendo golpe da ucraniana Daria Bilodid. Foto: Gabriela Sabau/ IJF

Não foi o dia dos judocas brasileiros. Começou o World Masters de Judô em Budapeste, na Hungria, e seis representantes do país subiram ao tatami. Contudo, a sexta-feira (4) teve resultados ruins, com cinco atletas parando na primeira rodada, nem Rafaela Silva escapou. Assim, apenas Larissa Pimenta teve uma vitória no dia, mas parou na fase seguinte.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Certas competições tornam-se inesquecíveis por causa das conquistas que elas representam. Porém, o Masters desse ano é para Rafaela Silva apagar logo da memória. Em suma, a carioca pegou a tetracampeã mundial, Daria Bilodid, logo de cara na categoria até 57 kg e se deu mal. A luta ficou empatada e foi ao golden score. Depois de sete minutos, Rafaela tinha vantagem de punições (2-1), todavia levou o contra-golpe e o waza-ari foi anotado para a ucraniana.

Assim como Rafaela, Jéssica Lima teve um combate duro na primeira luta da mesma categoria contra Telma Monteiro. A portuguesa, de 37 anos e quatro vezes vice-Mundial, usou toda sua experiência para administrar uma vantagem de waza-ari e vencer a luta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na categoria até 48 kg, Amanda Lima sofreu um ippon na luta inicial contra a sul-coreana Hyekyeong Lee. Ademais, Natasha Ferreira teve um resultado semelhante ao de Rafaela. Estava empada em dois shidôs (punição) com a espanhola Laura Abelenda. No entanto, caiu de waza-ari, no golden score. Por fim, Willian Lima pegou o ucraniano cabeça de chave Bogdan Iadov na categoria até 66 kg. O ucraniano superou o brasileiro com um waza-ari no tempo regulamentar.

Vitória de consolação

A única brasileira que avançou da primeira fase para as oitavas-de-final foi Larissa Pimenta. Venceu Aleksandra Kaleta, da Polônia, por ippon. Em seguida, enfrentou Mascha Ballhaus, que vencia a luta, até sofrer o empate de Larissa com um waza-ari no último segundo. Todavia, Pimenta recebeu três punições no golden score e foi eliminada.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Judô