O brasileiro Guilherme Schimidt conquistou a medalha de prata no Grand Slam de judô em Astana, no Cazaquistão, neste sábado (17). Competindo na categoria até 81kg, ele venceu três lutas e perdeu a final para o tajique Somon Makhmadbekov na final.
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Nono colocado do ranking mundial, Guilherme Schimidt foi o cabeça de chave número 1 da categoria até 81kg em Astana. Assim, estreou de forma direta nas oitavas de final do torneio. Na primeira luta, enfrentou o cazaque Aibol Nyssanali e levou a vitória com dois waza-aris. Em seguida, o brasileiro passou pelo espanhol José Maria Izquieta ao forçar três shidôs ao adversário.
Já pela semifinal, Guilherme enfrentou o emiradense Nugzari Tatalashvili e, assim como aconteceu na luta anterior, venceu devido a punições do asiático. Na final, o brasileiro fez uma luta muito disputada contra Somon Makhmadbekov, do Tajiquistão, que foi para o golden score. Por lá, Guilherme recebeu o terceiro shidô e acabou derrotado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta foi a terceira medalha de Guilherme Schimidt em um Grand Slam de judô, a primeira de prata. As outras duas foram de ouro, obtidas no ano passado, em Antalya e em Budapeste. Judoca do Minas Tênis Clube, Schimidt tem 22 anos de idade e foi medalhista de bronze no Mundial Júnior de 2019.
Por fim, vale destacar que Guilherme Schimidt é apenas um dos dois representantes brasileiros no Grand Slam de Astana de judô. Além dele, participa Rafael Macedo (90kg), que entra em ação neste domingo (18). A competição vale 1.000 pontos no ranking mundial e 500 no ranking olímpico para Paris-2024.