8 5
Siga o OTD

Judô

Leonardo Gonçalves é campeão do Grand Prix da Áustria

Léo Gonçalves venceu todos os adversários por ippon para faturar o ouro no Grand Prix da Áustria. Brasil ainda levou dois bronzes

Leonardo Gonçalves Grand Slam de judô Grand Prix de Judô da Áustria
Leonardo Gonçalves, quimono branco, comemora vitória (Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF)

Leonardo Gonçalves é campeão do Grand Prix de judô da Áustria. Neste sábado (27), o brasileiro, que compete na categoria até 100kg, fez uma campanha irretocável desde a primeira luta para derrotar o alemão Louis Mai na final. Além disso, Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna Santos (+78kg) conquistaram medalhas de bronze.   

Para conquistar a medalha de ouro, a campanha de Leonardo Gonçalves começou com um ippon contra o cazaque Bekaryz Saduakas na primeira rodada. Logo depois, mais vitórias com o mesmo golpe. Nas oitavas, diante do tcheco Martin Bezdek. Em seguida, triunfo contra o dinamarquês Mathias Madsen nas quartas. Na semifinal, despachou o britânico Rhys Thompson.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na final, Léo tomou a iniciativa desde o primeiro minuto. Ele tentou algumas entradas em cima do alemão e teve sucesso logo cedo. Depois 1min44s, a luta acabou com mais um ippon do brasileiro e, dessa forma, encerrar com uma campanha perfeita até o título.

Bronzes

A primeira medalha de bronze do Brasil no Grand Prix de judô da Áustria veio com Marcelo Gomes. Ele se recuperou de uma derrota no golden score das quartas para o húngaro Krisztian Toth, com um triunfo contra o georgiano Bakar Erashvili na repescagem. Na briga pela medalha, atropelou o britânico Jamal Petgrave, conquistando um ippon faltando 1min30s para o término da luta.

Giovanna Santos faturou o segundo bronze na categoria acima de 78kg feminina. Após a derrota para a holandesa Karen Stevenson, Giovana conquistou uma vitória dura contra a austríaca Maria Hoelwart na repescagem. Pela medalha, a brasileira começou a luta contra Larisa Ceric, da Bósnia, com tudo e aplicou o wazari no primeiro minuto. Com isso, ela administrou a vantagem no placar para confirmar o triunfo. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Judô