8 5
Siga o OTD

Judô

Bia Souza e Baby vão ao pódio no Mundial de Judô no Catar

Bia Souza e Rafael Silva ganham medalhas de bronze no Mundial de judô no Catar

Rafael Silva e Bia Souza posam para fotos abraçados e com suas medalhas de bronze
(Foto: Lara Monsores/CBJ)

O Brasil desencantou no Catar. A delegação do país conseguiu seus melhores resultados no Mundial de Judô em Doha, no último dia das disputas individuais. Bia Souza ficou em terceiro lugar na categoria acima de 78kg, enquanto Rafael Silva, o Baby, levou o bronze na acima de 100kg.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bia Souza começou sua campanha no Mundial com um ippon sobre a sul-coreana Park Saetybol. Em seguida, nas oitavas de final, a brasileira ganhou da sérvia Milica Zabic por Hansuko-make. Mas na luta seguinte, Bia cometeu um erro no início do combate contra a francesa Julia Toulofua. Dessa forma, a brasileira ficou pendurada em menos de dois minutos e ficou vulnerável para a adversária conseguir um ippon. Porém, a brasileira se reabilitou na primeira luta da repescagem ao projetar a italiana Asya Tavano com menos de 30 segundos de confronto. Na disputa do terceiro lugar, Bia projetou a sul-coreana Kim Hayun em pouco mais de um minuto para levar o bronze.
+ Wanderley Pereira leva a prata no Mundial de boxe
+ Jéssica Messali fica em terceiro lugar na Série Mundial de paratriatlo
+ Final é cancelada e Rayssa Leal leva o ouro nos X-Games
+ Camilla Gomes é tricampeã pan-americana de ginástica de trampolim
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rafael Silva também vai ao pódio

Rafael Silva, o Baby, faz sinal de positivo
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

No pesado masculino (+100kg), o Brasil teve dois representantes no Mundial de Judô, com Rafael Silva, o Baby, chegando na disputa do terceiro lugar. O medalhista olímpico estreou na competição com uma vitória ao forçar três shidos do equatoriano Freddy FIgueroa. Em seguida, Baby projetou o alemão Losseni Kone para vencer por ippon nas oitavas de final. Mas na luta seguinte, pelas quartas de final, o brasileiro perdeu por ippon para o uzbeque Alisher Yussupov, indo para a repescagem.

Na chave que valia a medalha de bronze, Rafael Silva começou com uma grande vitória sobre o campeão mundial Andy Granda, de Cuba. Baby forçou três punições do cubano para avançar à disputa do terceiro lugar. Por fim, ele derrotou Temur Rakhimov, do Tajiquistão, com um waza-ari, no golden score, para levar a medalha.

João Cesarino, por sua vez, estava em vantagem contra o angolano Piter da Silva, após projetar o adversário e conseguir um waza-ari. Mas o brasileiro cometeu uma irregularidade e foi desclassificado da luta, parando ainda na primeira rodada do Mundial.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô