Surpresa para o Brasil no terceiro dia do Campeonato Mundial de judô, em Doha, no Catar. Atual campeã mundial e número um do mundo na categoria até 57kg, Rafaela Silva foi surpreendida pela turca Hasret Bozkurt e perdeu em sua estreia na competição. Outra brasileira em ação nesta terça-feira (09), Jéssica Lima venceu duas lutas e perdeu nas oitavas de final para a canadense Jessica Klimkait.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Agenda e resultados dos brasileiros no Mundial de judô 2023
+ Quadro de medalhas do Mundial de judô 2023
Rafaela Silva chegou no Mundial como a principal esperança de medalha do Brasil, mas não chegou longe. Ela ficou de bye na primeira rodada por ser cabeça de chave e estreou somente na segunda rodada. Sua adversária, Bozkurt (61ª), foi rápida ao ataque e conseguiu um waza-ari com apenas 12 segundos de luta. A turca seguiu com um forte ritmo e projetou a brasileira para chegar a um ippon com apenas 1min28s de combate.
- Pinheiros é soberano e conquista o Paulista Júnior e Sênior
- Bia e Carol derrotam argentinas e Brasil vence os playoffs da BJK
- Brasileiros brilham na frente em vitória do Cuenca
- Flamengo vence o Franca com autoridade pelo NBB
- Minas atropela o Caxias do Sul pelo NBB e vence por 78 a 58
Jéssica chega nas oitavas
Com a eliminação de Rafa, o Brasil seguiu na disputa com Jéssica Lima (17ª), também na categoria até 57kg. Ela conseguiu vitórias diante da tcheca Vera Zemanova (31ª), com dois waza-aris, e da kosovar Flaka Loxha (34ª), com um waza-ari. Em seguida, pelas oitavas de final, encarou a xará canadense Jessica Klimkait (3ª), medalhista olímpica e campeã mundial em 2021, e perdeu com um waza-ari.
Campeã olímpica na Rio-2016, Rafaela Silva tem 31 anos de idade e participou de sua 11ª edição de Mundial. Além de 2022, ela também foi ouro campeã do mundo em 2013. Além disso, acumula uma prata em 2011 e um bronze em 2019. Enquanto isso, Jéssica Lima, que tem 25 anos, fez apenas sua segunda aparição em um Mundial Adulto, após ter também parado nas oitavas de final no ano passado.
Sequência do Mundial
Dessa forma, o Brasil segue sem medalhas nesta edição do Mundial de judô. Cinco atletas já entraram em ação e o melhor resultado foi o de Amanda Lima (48kg), que chegou até as quartas de final e terminou em sétimo lugar. Mais 11 judocas competirão nas disputas individuais até o próximo sábado (12). Nesta quarta-feira (10), entrarão em ação Gabriella Mantena (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Eduardo Yudy (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg).