O brasileiro Willian Lima foi o único atleta do país a entrar em ação no segundo dia de disputas do Mundial de judô, em Doha, no Catar, nesta segunda-feira (08). Competindo na categoria até 66kg, ele venceu duas lutas e acabou derrotado nas oitavas de final, pelo francês Walide Khyar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Agenda e resultados dos brasileiros no Mundial de judô 2023
+ Quadro de medalhas do Mundial de judô 2023
Número 11 do mundo, Willian Lima passou por Ramazan Kodzhakov na primeira rodada e, em seguida, superou o tajique Nurali Emomali (21º do mundo). Ele vencia com um waza-ari até que o adversário recebeu o terceiro shidô e garantiu a vitória do brasileiro.
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
- Sport perde pênalti e fica no empate no Brasil Ladies Cup
- Pokey Chatman revela empolgação para comandar Brasil
- Lorrayna vê duelo com Conegliano como ‘oportunidade e desafio’
Já nas oitavas de final, Willian encontrou o francês Walide Khyar, que é o nono colocado do ranking mundial. O brasileiro foi intenso nos primeiros minutos da luta e forçou dois shidôs ao adversário. No entanto, não houve pontuação. O combate foi para o golden score e, após quase quatro minutos, Khyar projetou o brasileiro e conseguiu um waza-ari para sair vitorioso.
Dessa forma, Willian Lima terminou em nono lugar no Mundial, repetindo o desempenho que teve na edição do ano passado, que aconteceu em Tashkent, no Uzbequistão. Na ocasião, no entanto, ele venceu apenas uma luta. Vale destacar que Willian, atleta do Pinheiros, foi campeão mundial júnior em 2019. Ele tem 23 anos de idade.
Outros brasileiros
Além de Willian, o Brasil já contou com a participação de outras duas atletas neste Mundial de judô. Amanda Lima foi sétima colocada na categoria até 48kg, enquanto Natasha Ferreira perdeu na primeira luta no mesmo peso. O país terá mais 13 representantes nas disputas individuais na competição. Nesta terça-feira (09), competirão Rafaela Silva e Jessica Lima, pela categoria até 57kg.