Duas atletas abriram os trabalhos para o Brasil no Campeonato Mundial de judô, em Doha, no Catar, neste domingo (07). Amanda Lima fez uma bela campanha, chegou a disputar a repescagem na categoria até 48kg e terminou em sétimo lugar. Pelo mesmo peso, Natasha Ferreira perdeu ainda na primeira rodada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Agenda e resultados dos brasileiros no Mundial de judô 2023
+ Quadro de medalhas do Mundial de judô 2023
Competindo em um Mundial Adulto pela segunda vez na carreira, Amanda Lima teve uma trajetória de três vitórias e duas derrotas. Suas vitórias vieram diante da guatemalteca Jacqueline Solis (dois waza-aris), da portuguesa Catarina Costa (waza-ari) e da mongol Narantsetseg Ganbaatar (ippon) – esta última no golden score.
- Bia e Carol derrotam argentinas e Brasil vence os playoffs da BJK
- Brasileiros brilham na frente em vitória do Cuenca
- Flamengo vence o Franca com autoridade pelo NBB
- Minas atropela o Caxias do Sul pelo NBB e vence por 78 a 58
- Laura Pigossi perde e Argentina empata nos playoffs da BJK Cup
Com os triunfos, a judoca de 24 anos chegou até as quartas de final da categoria, onde enfrentou a francesa Blandine Pont, que vem tendo uma grande temporada. A adversária foi melhor e forçou três punições à brasileira. Assim, Amanda perdeu e teve que ir à repescagem. Por lá, teve a italiana Assunta Scutto pela frente e perdeu após sofrer dois waza-aris.
Estas foram as primeiras vitórias de Amanda Lima em um Mundial Adulto. Isto porque, no ano passado, quando participou do evento pela primeira vez, em Tashkent, no Uzbequistão, ela perdeu logo em sua estreia, para a cazaque Abiba Abuzhakynova, que viria a ser medalhista de bronze. Com a campanha nesta edição, ela somou 260 pontos no ranking olímpico – atualmente, ela é 45ª na classificação, com 350 pontos.
Natasha Ferreira cai na estreia
Outra que entrou em ação neste domingo pela categoria até 48kg foi Natasha Ferreira. Diferente da compatriota, porém, ela perdeu ainda na primeira rodada. Ela encontrou a tcheca Tereza Bodnarova e chegou a marcar um waza-ari, mas sofreu dois e foi eliminada. Foi o primeiro Mundial Adulto da judoca de 23 anos, que atualmente é 35ª do ranking olímpico, com 471 pontos.
O Brasil terá a participação de mais 14 atletas nas disputas individuais do Mundial de judô em Doha. Nesta segunda-feira (08), será a vez de Willian Lima entrar em ação pela categoria até 66kg. A categoria até 52kg feminina também será disputada, mas o país não terá atletas pois a titular da seleção, Larissa Pimenta, se lesionou e não viajou com a equipe.