Nesta segunda-feira (17), a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista de atletas convocados para o Campeonato Mundial que acontece entre os dias 7 e 14 de maio em Doha, no Catar. São 17 atletas no total, sendo oito mulheres e nove homens. Para a escolha dos judocas, a CBJ utilizou um processo de classificação interna, utilizando o desempenho dos brasileiros no circuito mundial.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“Nós discutimos esses critérios junto com os treinadores dos principais clubes brasileiros em um workshop realizado pela CBJ no ano passado e buscamos valorizar a meritocracia, garantindo no Mundial os atletas que conquistassem ao menos duas medalhas no Circuito. Selecionamos para esse Mundial os judocas que demonstraram melhor desempenho até agora, independentemente da categoria de peso. Todos os convocados chegaram ao bloco final em, pelo menos, uma etapa do Circuito Mundial nesse processo. Isso nos indica que temos uma equipe com grande potencial para o Mundial de Doha, e que a preparação ao longo desses sete meses foi no caminho acertado, até agora”, explicou Marcelo Teothônio, gerente de alto rendimento da CBJ.
+ Hugo Calderano vence na estreia do WTT Champions de Macau
+ Ary Dias é vice-campeão da Maratona de Boston
+ Thiago Monteiro cai na primeira rodada do ATP de Munique
+ Isaquias Queiroz leva dois ouros na Copa Brasil de canoagem
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre os destaques, estão três dos quatro medalhistas do Brasil no Mundial de 2022. Rafaela Silva (-57kg) chega como líder do ranking mundial, enquanto Daniel Cargnin (-73kg) e Beatriz Souza (+78kg) também chegam como cabeças de chave.
Ausências
Duas titulares da seleção brasileira não vão disputar o Mundial de judô. Larissa Pimenta (-52kg) sofreu lesão de ligamento colateral medial do joelho durante os treinamentos e passou por uma cirurgia no fim de março. A atleta está tendo uma boa recuperação, mas só estará apta a competir após o Mundial.
A grande ausência é Mayra Aguiar, atual campeã da categoria até 78kg. A judoca está com um planejamento diferente neste ciclo olímpico e vai priorizar as competições do segundo semestre. Antes disso, ela está focada em tratar algumas pequenas lesões para chegar bem fisicamente nos Jogos Olímpicos. “Optamos por ficar de fora deste Mundial para conseguir tratar algumas pequenas lesões que acabei acumulando nos últimos meses. Mesmo sendo uma das minhas competições favoritas de lutar, sei que em alguns momentos é preciso segurar para se fortalecer. Eu quero estar 100% pronta para voltar e isso está próximo de acontecer. A ideia é priorizar o segundo semestre e a preparação para os Jogos Olímpicos”, afirmou a atleta.
Aclimatação na França
A etapa final da preparação dos atletas do Brasil será na cidade de Sainte-Genéviève-des-Bois, nos arredores de Paris, na França. A comissão técnica irá usar o período final de treinos, a partir de 28 de abril, para finalizar os ajustes antes do Mundial. A base que a equipe irá ficar também será utilizada para a aclimatação antes dos Jogos Olímpicos Paris-2024.
Confira abaixo a lista completa dos atletas convocados pela CBJ para o Campeonato Mundial de Judô Doha 2023:
Seleção masculina
Willian Lima (66kg/Esporte Clube Pinheiros)
Daniel Cargnin (73kg/Sogipa/FGJ)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ)
Giovani Ferreira (90kg/Esporte Clube Pinheiros)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa)
Rafael Buzacarini (100kg/Esporte Clube Pinheiros)
Rafael Silva (+100kg/Esporte Clube Pinheiros)
João Cesarino (+100kg/Instituto Reação)
Seleção feminina
Natasha Ferreira (48kg/Sociedade Morgenau/FPRJ)
Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Rafaela Silva (57kg/Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
Jéssica Lima (57kg/Sogipa/FGJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Gabriella Mantena (63kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Ellen Froner (70kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
Beatriz Souza (+78kg/Esporte Clube Pinheiros/FPJ)