8 5
Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva é campeã do Grand Slam de judô em Antalya

Rafaela Silva levou o ouro nos 57kg no Grand Slam de Antalya de judô. Jéssica Lima e William Lima também foram ao pódio na Turquia

Rafaela Silva tenta pegar no quimono da adversária mas. Grand Slam de Antalya assim
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O Brasil teve um bom desempenho no primeiro dia do Grand Slam judô em Antalya, na Turquia. Ao todo, foram três medalhas. No feminino, teve dobradinha nacional nos 57kg, com ouro para Rafaela Silva e bronze para Jéssica Lima. William Lima também foi ao pódio, conseguindo o bronze nos 66kg masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Rafaela Silva começou com tudo a sua campanha em Antalya. Ela abriu a competição vencendo a turca Aysenur Budak e a letã Anastasija Sokirjanska por waza-ari. Nas quartas de final, duelo duro contra a ucraniana Daria Bilodid. O combate foi para o golden score, onde Bilodid recebeu o terceiro shido, sendo eliminada por Hansoku-Make. Em seguida, Rafaela aplicou um ippon na eslovena Kaja Kajzer para garantir a vaga na final. A medalha dourada veio após uma vitória sobre a canadense Christa Deguchi. Em um duelo complicado, Rafaela Silva ficou pendurada após receber dois shidos durante a luta. Precisando ir para cima da adversária, Rafa projetou a canadense faltando cinco segundos para o final, conseguindo um waza-ari.
+ Marcus D’Almeida é vice-campeão de torneio na Turquia
+ Marcelo Demoliner avança à final do Challenger de San Remo
+ Sada Cruzeiro vence primeiro duelo contra Blumenau nos playoffs da Superliga
+ Lorena passará por cirurgia no joelho e está fora da Copa

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rafaela Silva projeta adversária no dojo
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Outras medalhas

Na mesma categoria de Rafaela Silva, Jéssica Lima ganhou a medalha de bronze. No caminho até o pódio, ela venceu a sérvia Maria Perisic, por ippon, a turca Harset Bozkurt, com dois waza-ari, e a portuguesa Telma Monteiro por waza-ari. Na semifinal, Jéssica perdeu para a canadense Christa Deguchi e, assim, foi para a disputa do bronze. Na luta valendo medalha, Jéssica projetou a alemã Seija Ballhaus conseguindo um waza-ari.

William Lima conquistou o bronze na categoria até 66kg. Ele venceu seus dois primeiros combates após os adversários recebereme três shidos. Nas quartas de final, William perdeu por ippon para o francês Maxime Gobert e, assim, foi para a repescagem. Em seguida, o brasileiro venceu o romeno Lucian Bors novamente por Hansoku-Make. Na luta do bronze, William Lima teve um duelo tenso contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev. O duelo foi para o golden score com os ambos atletas com dois shidos. William conseguiu forçar a terceira punição do adversário e, dessa forma, conseguiu a medalha.

Fora do pódio

Amanda Lima alcançou as quartas de final da categoria até 48kg, onde perdeu para uma atleta de Israel. Assim, a brasileira foi para a repescagem, chegando na disputa do bronze. Na luta da medalha, contra Baasankhuu Bavuudorj, da Mongólia, Amanda começou bem com boas projeções no início da luta. Mas a mongol levou o combate para o golde score, onde venceu por waza-ari. Na mesma categoria, Natasha Ferreira perdeu para Bauudorj nas oitavas de final.

Nos 52kg, a representante do Brasil em Antalya foi Yasmin Lima. Ela perdeu na estreia para a campeã mundial Amandine Buchard, da França, por waza-ari.

Na categoria até 60kg masculina, Diego Ismael parou nas oitavas de final, perdendo por ippon para o ucraniano Dilshot Khalmatov. Já Ryan Conceição perdeu por Hansoku-Make para o britânico Neil Macdonald.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô