As judocas brasileiras Rafaela Silva e Jessica Lima ficaram em quinto lugar no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, nesta sexta-feira (24). Competindo na categoria até 57kg, ambas perderam para a canadense a líder do ranking mundial em sua trajetória e precisaram passar pela repescagem, mas perderam a disputa do bronze. Outros seis brasileiros entraram em ação, mas não chegaram longe.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Stephanie Soares decide se inscrever no Draft da WNBA
+ Brasil segue em 9º lugar no ranking mundial de futebol feminino
+ Bia Ferreira vai à final do Mundial de boxe e Barbara Santos fica com o bronze
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Terceira colocada do ranking mundial, Rafaela Silva entrou de forma direta na segunda rodada e foi arrasadora. Com menos de 15 segundos, aplicou um ippon na georgiana Gvantsa Mtchedlishvili e avançou. Em seguida, ela encontrou resistência na polonesa Julia Kowalczyk (22ª), sofreu um waza-ari logo no início da luta, mas conseguiu “devolver” a pontuação no fim do combate. No golden score, a brasileira aplicou um ippon e venceu.
Já nas quartas de final, Rafa encontrou a italiana Veronica Toniolo (20ª) e acabou superada por ippon, também no golden score. Assim, com a derrota, a brasileira foi para a repescagem, onde bateu a britânica Nekoda Smythe-Davis (44ª), por ippon. Na disputa pela medalha, a carioca de 30 anos foi imobilizada pela canadense Jessica Klimkait, líder do ranking mundial de judô.
Jessica perde para italiana
Também no peso leve, Jessica Lima teve uma trajetória semelhante à da compatriota. Número 21 do mundo, ela venceu a australiana Charisma Taylor (87ª), por ippon, e a italiana Thauany Capanni Dias (59ª), por waza-ari, antes de cair para Jessica Klimkait, por ippon, nas quartas de final. Assim como Rafa, Jessica foi à repescagem, onde venceu a alemã Paulina Starke (15ª). Pelo bronze, perdeu para Veronica Toniolo, após um golden score de quatro minutos.
Esta foi o segundo “quase” de Rafaela Silva no Circuito Mundial de judô neste ano. Ela, que é a atual campeã mundial, faturou a medalha de prata no Grand Prix de Portugal, em janeiro, e foi quinta colocada no Grand Slam de Tel Aviv. Enquanto isto, Jessica, que tem 25 anos, já havia parado nas quartas de final no Grand Slam de Tashkent, no início do mês.
Outros brasileiros
Entre outros brasileiros que competiram no dia, quem teve o melhor resultado foi Willian Lima, derrotado nas oitavas de final da categoria até 66kg. Número 12 do mundo, ele estreou já na segunda rodada e bateu o colombiano Juan Hernandez (shidôs), mas perdeu para o quirguês Kubanychbek Aibek Uulu (ippon). Já Yasmim Lima (52kg) caiu diante da azeri Gultaj Mammadaliyeva ainda na primeira rodada.
Pelo peso ligeiro, somente um brasileiro venceu. Matheus Takaki (60kg) passou pelo turcomeno Hakberdi Kumayev, mas perdeu na segunda rodada para o ucraniano Dilshot Khalmatov. Diego Ismael (60kg) caiu diante do cazaque Kanat Seilkhan ainda em sua estreia. Já no feminino, Amanda Lima (48kg) perdeu para a mongol Baasankhuu, enquanto Natasha Ferreira (48kg) foi derrotada pela italiana Assunta Scutto.
O Grand Slam de judô de Tbilisi segue em disputa neste sábado (25), com a presença de mais quatro brasileiros em ação: Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Luana Carvalho (70kg) e Eduardo Yudy (81kg). No domingo (26), será a vez das categorias pesadas. Vale destacar que a competição dá até 500 pontos no ranking olímpico para Paris 2024.