A jovem brasileira Bianca Reis ficou em quinto lugar no Open Europeu de judô em Varsóvia, na Polônia, neste sábado (25). Competindo na categoria até 57kg, ela venceu três lutas e perdeu duas, incluindo a disputa pelo bronze contra a alemã Seija Ballhaus. Outros cinco brasileiros entraram em ação e o melhor deles foi Chrystian da Silva (60kg), que ficou em sétimo lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Participando de uma competição internacional sênior pela primeira vez, Bianca Reis ela superou a suíça Olivia Gertsch (78ª) e a francesa Maryline Louis Sidney (218ª) antes de cair nas quartas de final diante da croata Tihea Topolovec (51ª). Assim, a brasileira foi para a repescagem. Por lá, superou a polonesa Arleta Podolak (42ª) e se garantiu na disputa do bronze, onde encarou a alemã Seija Ballhaus (70ª) pela frente.
+ Marcelo Melo vai à final de duplas do Rio Open
+ Bia Ferreira e Keno Marley chegam à final do Torneio de Strandja de boxe
+ Guilherme Toldo para na 1ª rodada da Copa do Mundo de florete no Cairo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK
Com 17 anos de idade, Bianca Reis é uma das grandes promessas do judô brasileiro. Ela foi vice-campeã mundial cadete no ano passado e levou o prêmio de Melhor Atleta dos Jogos da Juventude Aracaju-2022. Em competições júnior, a brasiliense foi campeã continental no ano passado e ficou em quinto lugar no Mundial.
Chrystian em 7º
Chrystian da Silva competiu na categoria até 60kg. Ele estreou na segunda rodada com vitória diante do polonês Hubert Pieczynski. Em seguida, bateu o cazaque Bauyrzhan Narbayev, 31º do ranking e cabeça de chave número 2, e chegou nas quartas de final, onde foi derrotado pelo francês Enzo Jean (318º). Assim, o brasileiro se encaminhou para a repescagem e perdeu para o cazaque Nurdaulet Amankossov (115º).
Dessa forma, o brasileiro encerrou sua participação em sétimo lugar. Esta foi a estreia de Chrystian em competições internacionais de judô. Ele tem apenas 20 anos de idade e está em seu primeiro ano como sênior. Apesar disto, o atleta do Paineiras do Morumby tem se destacado a nível nacional. Recentemente, venceu o Troféu Brasil e foi vice-campeão das etapas II e III da Seletiva Nacional.
Ainda pela categoria até 60kg, outro que fez sua estreia internacional foi Diego Ismael, de 22 anos. Ele perdeu na primeira rodada para o holandês Emiel Jaring (116º). Quem também lutou no peso ligeiro foi Henrique Silva (299º), perdendo na segunda rodada para o holandês Tibo Volleman (158º), após ficar de bye na primeira luta.
Outros brasileiros
Cabeça de chave número 1 da categoria até 57kg, a vice-campeã mundial júnior Kaillany Cardoso (65ª do ranking mundial) perdeu para a francesa Gaetane Debert logo na primeira rodada. Outra atleta bem ranqueada no Open Europeu de Varsóvia de judô e que caiu cedo foi Aléxia Nascimento, número 82 do mundo na até 48kg. Ela estreou na segunda rodada e parou diante da também francesa Marine Gilly.
Outros cinco brasileiros entrarão em ação neste domingo (26), no segundo e último dia de disputas do Open Europeu de Varsóvia de judô. O grande destaque é Beatriz Souza (+78kg), que retorna aos tatames após a medalha de prata conquistada no Mundial, em outubro passado. Além dela, participarão Luana Carvalho (70kg), Eduarda Rosa (70kg), Beatriz Freitas (78kg) e Kayo Santos (100kg).