8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil conquista dois bronzes na abertura do Grand Slam de Tel Aviv

Natasha Ferreira e Larissa Pimenta conquistam medalhas de bronze no Grand Slam de Tel Aviv. Rafaela Silva é 5ª

Natasha Ferreira e Larissa Pimenta Grand Slam de Tel Aviv de judô
(Fotos: CBJ/IJF)

Bronzil! O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na abertura do Grand Slam de Tel Aviv de judô, nesta quinta-feira (16). Natasha Ferreira (48kg) e Larissa Pimenta (52kg) venceram três lutas cada para irem ao pódio. Rafaela Silva (57kg) perdeu a disputa do terceiro lugar e, assim, ficou em quinto lugar. Outros quatro brasileiros também competiram no dia, mas não superaram as primeiras rodadas.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Natasha Ferreira

O principal destaque do dia foi Natasha Ferreira, que obteve a maior conquista da carreira. Logo de cara, ela derrotou a cabeça de chave número 1 da categoria até 48kg, a italiana Francesa Milani, com um waza-ari seguido de ippon. Assim, ela se garantiu nas quartas de final, onde superou a espanhola Laura Abelenda. Na semi, porém, perdeu para a israelense Tamar Malca, por hansokumake.

Natasha Ferreira Grand Slam de Tel Aviv de judô
Natasha Ferreira derrotando Milani (Foto: Kulumbegashvili Tamara/IJF)

Dessa forma, Natasha Ferreira foi encaminhada à disputa de terceiro lugar. Por lá, encontrou a estadunidense Maria Celia Laborde e levou o bronze após um belíssimo ippon. Esta foi a primeira medalha da brasileira em um grande evento do Circuito Mundial de judô. Ela tem 23 anos e havia participado de apenas oito competições internacionais antes de Tel Aviv.

+ Brasil é convocado para o Grand Prix do Egito de judô paralímpico
+ Seleção brasileira de taekwondo é definida após Grand Slam 2023
+ Maior nome do judô mundial, Teddy Riner vem ao Brasil para treinamentos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Larissa Pimenta

Pela categoria até 52kg, Larissa Pimenta venceu três lutas e perdeu uma para ficar com a medalha de bronze. Quinta atleta mais bem ranqueada do seu torneio, ela estreou já nas oitavas de final e superou a israelense Paz Kafri com um ippon. Nas quartas, Pimenta perdeu para a italiana Odette Giuffrifa, oitava colocada do ranking mundial.

Larissa Pimenta Grand Slam de Tel Aviv de judô
Larissa Pimenta lutando contra israelense (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Dessa forma, a brasileira de 23 anos precisou ir à repescagem. Por lá, superou a polonesa Aleksandra Kaleta e se garantiu na disputa do bronze, onde teve pela frente a alemã Masacha Ballhaus e também venceu por ippon, conquistando a medalha. Este foi o quarto pódio de Larissa Pimenta em um Grand Slam, faturando o bronze pela terceira vez (também tem uma prata).

Rafaela Silva

A categoria de Rafaela Silva, a até 57kg, foi uma das mais fortes deste Grand Slam de Tel Aviv, com quatro das cinco primeiras colocadas do ranking mundial presentes. Cabeça de chave número 3 da categoria, Rafa estreou vencendo a polonesa Arleta Podolak (38ª) já na segunda rodada. Em seguida, ela superou a ucraniana Anastasiia Chyzhevska (138ª) e a belga Mina Libeer (13ª).

Rafaela Silva Grand Slam de Tel Aviv de judô
Rafaela Silva fez força, mas projetou ucraniana nas oitavas (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Garantida na semifinal, a brasileira teve uma pedreira pela frente: ela enfrentou a canadense Jessica Klimkait, vice-líder do ranking mundial. Em uma luta acirrada, que teve mais de cinco minutos de golden score, Klimkait levou a melhor após a brasileira receber três shidôs. Rafaela Silva foi para o bronze e por lá perdeu para a israelense Timna Levy, após receber três shidôs.

Outros brasileiros

Entre outras judocas em ação nas chaves femininas, Jessica Pereira venceu a isralaense Romi Dori e parou nas oitavas de final da categoria até 57kg, perdendo para a canadense Christa Deguchi, número 1 do mundo. Pelo peso meio-leve (52kg), Maria Taba superou a sul-africana Charne Griesel, caindo diante da suíça Fabienne Kocher na sequência.

Jessica Pereira Tel Aviv Natasha Ferreira Rafaela Silva Larissa Pimenta
Jessica Pereira venceu israelense, mas perdeu na sequência (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Dois atletas representaram o Brasil nas disputas masculinas do primeiro dia do Grand Slam de Tel Aviv de judô. Matheus Takaki (60kg) venceu o italiano Angelo Pantano, mas perdeu na sequência para o espanhol Francisco Garrigos (5º do ranking). Já Gabriel Genro Alves (66kg) superou o turcomeno Serdar Rahimov, perdendo para o isralaense Baruch Shmailov, cabeça de chave número 1, em seguida.

O Grand Slam de Tel Aviv é uma das competições mais importantes do ano, distribuindo até 1.000 pontos no ranking mundial e 500 no ranking olímpico. O evento segue até sábado (18), com a presença de mais 15 brasileiros. Nesta sexta-feira (17), será a vez de Ketleyn Quadros (63kg), Tamires Crude (63kg), Alexia Castilhos (70kg), Luana Carvalho, Daniel Cargnin (73kg), Eduardo Yudy (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg) entrarem em ação.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô