Siga o OTD

Judô

Ellen Froner leva o bronze no Grand Slam de Paris de judô

A brasileira Ellen Froner conquistou a medalha de bronze na categoria até 70kg feminina do Grand Slam de Paris de judô

Ellen Froner Grand Slam de Paris de judô
(Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O Brasil não fazia uma boa campanha no segundo dia do Grand Slam de Paris de judô, com vários atletas fortes caindo nas rodadas iniciais. Mas no final, a delegação brasileira conseguiu uma medalha de bronze. Ellen Froner superou adversárias mais fortes para conquistar sua primeira medalha, após ficar nove meses afastada do judô por causa de uma lesão no ligamento do joelho.

No caminho até a disputa do bronze, Ellen Froner começou ganhando um combate por WO, depois que uma atleta da Geórgia que seria sua primeira adversária não compareceu à luta. A estreia para valer veio nas oitavas de final, quando Ellen enfrentou a australiana Aoife Coughlan e venceu por ippon. Em seguida, vitória no golden score contra uma forte adversária. Ellen derrotou a holandesa Kim Polling, ex-número 1 do mundo, com um waza-ari.

Na semifinal, a adversária de Ellen Froner foi Marie Gahie, da França. A brasileira conseguiu levar a luta para o golden score, mas a francesa conseguiu um waza-ari para avançar à final. Na disputa do bronze, Ellen começou muito bem, conseguindo um waza-ari contra a grega Elisavet Terltsidou com apenas 20 segundos de luta. A grega revidou e conseguiu empatar o combate, forçando o golden score. Em seguida, Ellen Froner conseguiu forçar três shidos da adversária para ficar com a medalha de bronze.

“Essa medalha de bronze representa muita coisa. Eu vim de uma lesão bem difícil de recuperar no joelho. Então ela representa muito a palavra acreditar. Tive que acreditar em mim mesma e que poderia estar forte o suficiente para ganhar essa competição”, falou Ellen em entrevista ao Olimpíada Todo Dia. “Eu acredito que meu desempenho foi bom. Tenho que acertar algumas coisas de pegada e posicionamento. Tenho que certeza que quando voltar para o Brasil o meu sensei [Leandro Guilheiro] vai ficar feliz pela medalha mas já vai dizer o que precisa melhorar também”, analisou a atleta sobre o seu próprio desempenho.

Outros brasileiros

Outros 12 brasileiros entraram em ação no último dia do Grand Slam de Paris. No feminino, Samanta Soares (-78kg), Milena Silva (-78) e Giovanna Santos (+78kg) caíram nas oitavas de final, enquanto Aléxia Castilhos perdeu na primeira rodada.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino, Marcelo Gomes (-90kg), Rafael Buzacarini (-100), Eduardo Bettoni (-100) e João Cesarino (+100) foram eliminados nas oitavas. Rafael Silva (+100), Rafael Macedo (-90), Eduardo Yudy (-81) e Guilherme Schmidt (-81) perderam logo na estreia.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô