Mais uma medalha para o Brasil! Em confronto verde-amarelo, Rafael Silva derrotou João Cesarino e conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 100kg no Grand Prix de Portugal de judô, neste domingo (29). Assim, o país encerra a competição com três pódios. Outros sete atletas brasileiros entraram em ação neste último dia, mas nenhum passou das oitavas.
+ Nathalie Moellhausen conquista medalha de ouro no Grand Prix de Espada em Doha
Tanto João Cesarino quanto Rafael Silva venceram três lutas e perderam uma antes de chegar na disputa pelo bronze. A luta decisiva rendeu poucas emoções. Os dois atletas receberam dois shidôs logo no início do combate e ficaram pendurados. Na metade final do tempo regulamentar, Baby teve mais iniciativa e forçou o terceiro shidô ao compatriota. Assim, ficou com o bronze.
As campanhas
Cabeça de chave número 3, Baby havia aplicado um ippon sobre o cipriano Giannis Antoniou na primeira rodada. Depois, forçou três shidôs ao cazaque Zhamnyl Turgynaliyev para ir às quartas. Por lá, encarou três minutos de golden score para bater o sul-coreano Jaegu Youn. Na semi, o brasileiro perdeu para o georgiano Saba Inaneishvili com um waza-ari no fim.
Enquanto isto, João superou o estadunidense Christian Konoval com um rápido ippon na primeira rodada e bateu o azeri Zhamal Gamzathanov, com dois waza-ari, na sequência. O brasileiro caiu nas quartas, diante do holandês Jur Spijkers, com um waza-ari no golden score. Ele foi para a repescagem, onde venceu o ucraniano Yakiv Khammo por W.O.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta foi a terceira medalha do Brasil no Grand Prix de Portugal de judô, a primeira de bronze. Nos primeiros dias, Rafaela Silva (57kg) e Gabriella Mantena (63kg) conquistaram a medalha de prata. Ao todo, 25 brasileiros competiram na competição, que foi a primeira do Circuito Mundial na temporada. Além de Cesarino e Baby, outros sete entraram em ação neste domingo. No entanto, não chegaram nas finais.
Outros brasileiros
Pela categoria até 90kg, Marcelo Gomes e Giovani Ferreira pararam nas oitavas de final. Marcelo estreou já na segunda rodada, batendo o sul-africano Thomas-Laszlo Breytenbach. Depois, perdeu para o húngaro Krisztian, cabeça de chave número 1. Já Giovani bateu o francês Loris Tassier e o tajique Komronshokh Ustopiriyon, cabeça de chave, e perdeu para o belga Karel Foubert.
Na categoria até 78kg, Samanta Soares passou pela uzbeque Iriskhon Kurbanbaeva e perdeu para a sul-coreana Jeongyun Lee nas oitavas. No mesmo peso, Millena Silva caiu diante da ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko. No peso pesado feminino (acima de 100kg), Giovanna Santos superou a botsuana Lauryn Pulamoeng na estreia, mas perdeu para a portuguesa Rochele Nunes nas oitavas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ainda entre os homens, na categoria até 100kg, Eduardo Bettoni também parou nas oitavas de final, após vencer o estadunidense Nathaniel Keeve e o português Ailton Cardoso. Ele foi derrotado pelo húngaro Miklos Cirjenics. Outro neste peso, Leonardo Gonçalves bateu Luc Manongho, do Gabão, mas caiu diante de Zsombor Veg, da Hungria, na sequência.