A jovem Gabriella Mantena conquistou a segunda medalha do Brasil no Grand Prix de Portugal de judô neste sábado (28). Com uma campanha sólida na categoria até 63kg, ela venceu cinco adversárias e perdeu a portuguesa Barbara Timo na final, faturando a prata. Outros cinco brasileiros entraram em ação, mas não chegaram às fases finais.
+ Rafaela Silva é prata no primeiro dia do GP de Portugal
Gabriella Mantena estreou contra a indonésia Syerina e venceu com um rápido ippon, em menos de 20 segundos de luta. Já na segunda rodada, precisou do golden score para passar pela israelense Adelina Novitzki. As duas empataram com um waza-ari no tempo regulamentar e a brasileira aplicou um ippon no extra time. Já nas oitavas, Gabi superou a tcheca Renata Zachova com dois waza-aris.
Garantida na disputa por medalhas, a brasileira manteve a intensidade nas quartas de final e obteve um novo golpe no começo da luta contra a espanhola Sarai Padilla Guerrero. Assim, conseguiu waza-ari e avançou. Na semi, Gabriella Mantena encontrou a cabeça de chave número 1, a venezuelana Anriquelis Barrios, e venceu após forçar três shidôs à adversária.
A brasileira naturalizada portuguesa Barbara Timo, vice-campeã mundial em 2019 e medalhista de bronze no ano passado, foi a rival de Gabriella Mantena na final. Timo tomou a iniciativa da luta desde o início e forçou três shidôs à brasileira. Assim, saiu vencedora e conquistou o título do Grand Prix.
Números
Esta foi apenas a terceira participação de Gabriella Mantena em um evento do Circuito Mundial de Judô. Ela foi quinta colocada do Grand Slam de Baku em 2021 e parou na primeira rodada do Grand Slam de Abu Dhabi em 2022. Assim, o pódio deste sábado foi o seu primeiro em um grande evento internacional sênior. Hoje com 22 anos, Gabi foi vice-campeã mundial cadete em 2017.
Esta foi, também, a segunda medalha do Brasil no Grand Prix de Portugal de judô. A primeira veio com Rafaela Silva, na categoria até 57kg, na estreia da competição. Além de Gabi, outros cinco atletas entraram em ação neste sábado, todos derrotados nas primeiras rodadas.
Derrotas nas primeiras rodadas
Também no peso meio-médio feminino, Ketleyn Quadros foi derrotada em sua estreia. Cabeça de chave, estreou somente na segunda rodada e perdeu para a romena Florentina Ivanescu, por waza-ari. Michael Marcelino perdeu para o sul-coreano Kang Heoncheol, por ippon, em sua estreia na categoria até 73kg. Eduardo Yudy (81kg) venceu o português Diogo Rangel, mas perdeu para o búlgaro Georgi Gramatikov.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pela categoria até 70kg, Ellen Froner venceu duas lutas e parou nas oitavas. Ela passou pela israelense Maya Kogan (waza-ari seguido de ippon) e pela azeri Sudaba Aghayeva (ippon), caindo diante da australiana Aoife Coughlan (shidôs). Competindo pela primeira vez nesta categoria, Aléxia Castilhos ficou de bye na primeira rodada e estreou contra a sueca Anna Bernholm, sendo derrotada por waza-ari.