A gaúcha Mayra Aguiar assumiu a liderança do ranking mundial da categoria até 78kg do judô, em atualização divulgada pela federação internacional nesta sexta-feira (23). A três vezes medalhista olímpica saltou uma posição em relação à classificação anterior, após conquistar a medalha de bronze no World Masters de Jerusalém, na véspera. Outros quatro brasileiros também aparecem no top-5 de suas categorias: Daniel Cargnin (73kg), Ketleyn Quadros (63kg), Guilherme Schimidt (81kg) e Beatriz Souza (+78kg).
+ Mayra Aguiar e Rafael Macedo faturam bronze no Masters de judô
Esta foi a última atualização do ranking mundial da temporada, já que não há mais competições neste ano. O último evento foi o World Masters, que aconteceu em Jerusalém, em Israel, e distribuiu até 1.800 pontos no ranking. Na competição, o Brasil contou com 15 atletas e faturou três medalhas: um ouro com Daniel Cargnin e dois bronzes, com Mayra Aguiar e Rafael Macedo.
Mayra Aguiar levou 900 pontos no ranking com a medalha e atingiu 5.860 pontos na classificação o peso meio-leve, o suficiente para ultrapassar a alemã Anna-Maria Wagner, que foi sua algoz na Olimpíada de Tóquio, no ano passado. A alemã agora tem 5733 pontos. A italiana Alice Bellandi, que venceu Mayra no Masters e faturou o ouro na competição, aparece em terceiro lugar, com 5.140 pontos.
A liderança do ranking mundial coroa um grande ano de Mayra Aguiar. Em 2022, a gaúcha faturou o ouro no Mundial de Tashkent, sagrando-se tricampeã mundial, e medalhou em dois Grand Slams. Além disso, ainda foi campeã pan-americana e levou um bronze em um Grand Prix. Aos 31 anos de idade, ela já desponta como uma das principais candidatas ao ouro em Paris-2024.
Cargnin e Macedo também sobem
Entre outras atualizações no ranking, Daniel Cargnin ganhou 14 posições em relação à classificação anterior e agora é o quinto colocado da categoria até 73kg, com 3722 pontos. Ele faturou a medalha de ouro no World Masters de Jerusalém, além de também ter ido ao pódio no Mundial de Tashkent. Vale lembrar que este foi o primeiro ano do medalhista olímpico competindo no peso leve.
Quem também ganhou boas posições após ir ao pódio no Masters foi Rafael Macedo. Ele subiu sete degraus e agora é o 11º colocado do ranking mundial da categoria até 90kg, com 3250 pontos. Neste ano, ele também foi bronze no Grand Slam de Antalya e prata no Grand Prix de Zagreb. O líder é o uzbeque Davlat Bobonov, com 6298 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Coincidentemente, tanto Cargnin quanto Macedo derrotaram os líderes do ranking de suas categorias no Masters de judô. Cargnin bateu o georgiano Lasha Shavdatuashvili, que tem 6615 pontos no ranking, nas oitavas de final. Já Macedo passou por Bobonov nas quartas de final, após desclassificação do adversário.
Outros brasileiros
Entre outros brasileiros no ranking, Beatriz Souza aparece em terceiro lugar no peso pesado feminino. Ela não competiu no Masters, poupada por conta de dores no cotovelo. Guilherme Schimidt é o quarto na até 81kg, enquanto Ketleyn Quadros aparece em quinto na até 63kg. Rafaela Silva, que foi campeã mundial neste ano, está em sexto na 57kg, enquanto que Rafael Silva é o nono da acima de 100kg.