Siga o OTD

Judô

Rafael Macedo e Mayra Aguiar faturam bronze no Masters

Mayra Aguiar e Rafael Macedo conquistam medalha de bronze no último dia do World Masters de Jerusalém

Mayra Aguiar World Masters de judô
Mayra Aguiar em ação na sua estreia (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Bronzil! O Brasil conquistou mais duas medalhas no World Masters de judô, em Jerusalém, Israel, nesta quinta-feira (22). Com campanhas consistentes, Mayra Aguiar (78kg) e Rafael Macedo (90kg) faturaram bronzes em suas respectivas categorias no último dia de competição. O país encerrou sua participação na competição com três pódios.

+ Daniel Cargnin leva a medalha de ouro no World Masters

Atual campeã mundial, Mayra Aguiar foi uma das cabeças de chave da categoria até 78kg e, por isso, ficou de bye na primeira rodada. Ela estreou já nas oitavas de final contra a britânica Natalie Powell e venceu com um rápido ippon, com menos de 30 segundos de luta. Já nas quartas, a gaúcha não teve a mesma postura e acabou recebendo três shidôs diante da italiana Alice Bellandi.

Assim, Mayra foi encaminhada à repescagem. Por lá, superou a holandesa Karen Stevenson com um belo ippon e se garantiu na disputa pela medalha. Valendo um lugar no pódio, a brasileira teve a experiente Rika Takayama pela frente. A brasileira se impôs desde o início e aplicou um waza-ari já no minuto final. Ela se segurou até o fim e levou a medalha.

Rafael Macedo

Rafael Macedo World Masters de judô
Rafael Macedo contra Petgrave (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Pela categoria até 90kg, Rafael Macedo iniciou sua trajetória derrotando o britânico Jamal Petgrave. O brasileiro controlou a luta desde o início e logo conseguiu um waza-ari, aplicando um ippon em seguida. Nas oitavas de final, Macedo teve um duelo mais duro contra o italiano Christian Parlati. A luta foi para o golden score e o brasileiro conseguiu um waza-ari.

Já nas quartas, Rafa passou pelo uzbeque Davlat Bobonov, atual campeão mundial, por hansokumake. Na semi, o brasileiro caiu diante do japonês Sanshiro Murao, após um belo uchi-mata do adversário. Com a derrota, Macedo foi encaminhado à disputa do bronze, onde encontrou o georgiano Beka Gviniashvili. Após uma luta intensa, o brasileiro conseguiu um waza-ari nos segundos finais e levou a medalha.

Este é o quarto pódio de Mayra Aguiar em Masters. Antes, ela já havia faturado dois ouros e uma prata. Vale lembrar que a medalhista olímpica também conquistou o ouro no Mundial de judô e, assim, encerra a temporada com medalha nas duas principais competições do ano. Macedo, por sua vez, conquistou sua primeira medalha na competição, que reúne os principais atletas do ranking mundial.

Outros brasileiros

Outros três brasileiros entraram em ação nesta quinta-feira, no último dia de disputas do World Masters de judô. Todos eles perderam na primeira luta. Cabeça de chave na categoria acima de 100kg, Rafael Silva estreou nas oitavas e foi derrotado pelo japonês Tatsuru Saito. Na até 100kg, Rafael Buzacarini perdeu para o georgiano Varlam Liparteliani. Já na 90kg, Marcelo Gomes caiu diante do sérvio Nemanja Majdov.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O World Masters é a competição que encerra o calendário do judô da temporada. É um dos eventos mais importantes do ano, que distribui até 1.800 pontos no ranking mundial, sendo crucial para a corrida olímpica rumo a Paris 2024. Apenas os 36 melhores do ranking mundial participam. O Brasil contou com 15 atletas e levou três medalhas: ouro com Daniel Cargnin e bronzes com Mayra Aguiar e Rafael Macedo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô