A hegemonia do judô brasileiro se confirmou no Open Pan-Americano de Córdoba. Neste domingo (6), último dia de competição, mais seis atletas do Brasil medalharam, levando o país ao topo do quadro de medalhas. Ao todo, foram sete ouros, uma prata e um bronze conquistados em solo argentino.
O dia dourado começou com Eduarda Rosa, nos 70kg feminino, que venceu a argentina Victoria Delvecchio na grande final. Antes disso, a brasileiro eliminou Joaquina Nieto, também da Argentina. Na sequência, mais uma medalha de ouro no feminino, agora para Ariana Silva (78kg).
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já no masculino, teve pódio triplo para o Brasil nos 81kg. Na final totalmente brasileira, Henrique Bothomé venceu o conterrâneo Caio Brigída para ficar com o ouro. Antes disso, o judoca bateu na semifinal o brasileiro Lincoln Neves, que ficou com o bronze na categoria.
Por fim, a última medalha do Brasil nos tatames de Córdoba só poderia ser dourada. Rafael Macedo(90kg) derrotou o argentino Mariano Coto Bersier para garantir o lugar mais alto do pódio. Na luta anterior, saiu vitorioso sob o chileno Sandro Botto.
+Brasil conquista três ouros no primeiro dia do Open Pan-Americano de Córdoba
No sábado (5), Rafaela Silva, campeã olímpica, Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio, e Michel Augusto já haviam conquistado o ouro em suas categorias. O Open de Córdoba é uma importante competição para os judocas brasileiros, pois garante pontos no ranking continental classificatório aos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Confira todas as medalhas brasileiras no Open de Córdoba:
Ouro – Rafaela Silva 57kg
Ouro – Daniel Cagnin 73kg
Ouro – Michel Augusto 60kg
Ouro – Eduarda Rosa 70kg
Ouro – Ariana Silva 78kg
Ouro – Henrique Bothomé 81kg
Ouro – Rafael Macedo 90kg
Prata – Caio Brígida 81kg
Bronze -Lincoln Neves 81kg