O brasileiro Marcelo Gomes conquistou um sétimo lugar em seu primeiro Campeonato Mundial de Judô na categoria adulta. Ele ganhou as duas primeiras lutas, sendo a segunda sobre o alemão Eduard Trippel, vice-campeão olímpico nos Jogos de Tóquio, ano passado. A seguir, caiu para a repescagem, onde foi eliminado, ficando a uma vitória de lutar pela medalha de bronze.
Outros três brasileiros, Maria Portela, Rafael Macedo e Luana Carvalho, lutaram nesta segunda (10), quinto dia do torneio realizado em Tashkent, no Uzbequistão, sem grandes avanços. Na terça-feira (11), penúltimo dia das chaves individuais, entram no tatame as categorias até 78 quilos e até 100 quilos. Pelo Brasil, teremos Mayra Aguiar, bicampeã mundial, e Rafael Buzacarini.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Cravada no tatame
Marcelo Gomes, 22 anos, começou como cabeça de chave a categoria até 90 quilos. Na estreia, venceu o francês Alexis Mathieu aplicando dois waza-aris em pouco mais de dois minutos. A seguir, bateu Eduard Trippel cravando as costas do medalhista olímpico de judô no tatame em menos de 30 segundas de luta. A seguir, porém, perdeu do italiano Christian Parlati por ippon após estar vencendo por waza-ari. Na respescagem, foi imobilizado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili.
+ Rafaela Silva é ouro e Daniel Cargnin leva o bronze
Rafael Macedo
Rafael Macedo também competiu na categoria até 90 quilos e foi eliminado na terceira rodada. Ele começou pela segunda rodada – entrou como cabeça de chave – onde derrotou o estoniano Klen Kaljulaid por dois waza-aris. A seguir enfrentou o georgiano Lasha Bekauri, atual campeão olímpico, e perdeu por um waza-ari. O campeão na categoria, para a alegria da torcida presente, foi o uzbeque Davlat Bobonov. A medalha de prata foi para Christian Parlati, algoz de Marcelo Gomes, e os bronzes para os georgianos Lasha Bekauri, algoz de Rafael Macedo, e Luka Maisuradze.
Portela e Luana Carvalho
No feminino, na categoria até 70 quilos, as atenções estavam mais voltadas para Maria Portela. Ela começou pela segunda rodada e fez uma luta relâmpago contra a cazaque Anastassiya Mayakova. Tomou um waza-ari com 25 segundos e aplicou o golpe perfeito 11 segundos mais tarde. No segundo combate, perdeu para a japonesa Shiho Tanaka após mais de seis minutos de golden. Tomou três punições, as duas úlitimas por falta de combatividade. Luana Carvalho, 20 anos e medalhista de bronze no Mundial de Judô Júnior ano passado, teve uma pedreira pela frente. Enfrentou a francesa Marie Eve Gahie, campeã mundial em 2019 e vice em 2018, e perdeu nas punições.