Larissa Pimenta foi a melhor brasileira no segundo dia do Mundial de Judô que está sendo disputado em Tashkent, no Uzbequistão. Nesta sexta-feira (7), ela venceu duas e perdeu duas lutas, sendo eliminada na repescagem. Com isso, fecha a principal competição do ano em sétimo lugar na categoria até 52 quilos. No masculino, na até 66 quilos, Eric Takabatake caiu na primeira rodada e Willian Lima na terceira.
O campeonato continua sábado (8) com dois medalhistas olímpicos em ação, Rafaela Silva, ouro na Rio-2016, e Daniel Cargnin, bronze em Tóquio-2020, além de Jéssica Lima. No primeiro dia, na quinta-feira (6), dois brasileiros, Amanda Lima e Allan Kuwabara, competiram e ambos foram eliminados na primeira luta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Armandine Buchard
O primeiro duelo de Larissa Pimenta foi contra Salimata Fofana, da Costa do Marfim, já na segunda rodada. A brasileira venceu aplicando um ippon ainda na primeira metade da luta. A segunda vitória veio com um waza-ari no golden score contra a uzbeque Diyora Keldiyorova e valeu classificação para as quartas de final. Lá, foi Larissa quem tomou um waza-ari no tempo extra, sendo derrotada pela francesa Armandine Buchard, vice-campeã olímpica em Tóquio no ano passado.
Irmãos Abe de novo
A derrota levou Larissa Pimenta para a repescagem, onde teria de ganhar uma luta para entrar na disputa da medalha de bronze. Ela enfrentou a israelense Gefen Primo, atual medalhista de bronze no Mundial de Judô, e foi desclassificada no golden score ao aplicar uma chave de braço irregular. A vencedora da categoria foi a japonesa Uta Abe, atual campeã olímpica e agora tetracampeã mundial.
Na categoria masculina do dia, campeão foi o irmão de Uta, Hifumi Abe, mantendo o Japão 100% no Mundial de Judô com quatro campeões nas quatro categorias realizadas até agora. Hifumi, também campeão olímpico na capital japonesa em 2021, sagrou-se tricampeão mundial
Willian Lima e Eric Takabatake
Os brasileiros não foram longe. Eric Takabatake perdeu para o finlandês Luukas Saha após tomar três punições na primeira rodada. Willian Lima começou pela segunda rodada e venceu rapidamente, por ippon, o romeno Radu Izvoreanu. A seguir, foi ele quem tomou o golpe perfeito, aplicado pelo japonês Joshiro Maruyama a doze segundos do fim do combate. Vale ressaltar que o brasileiro quase impôs o ippon no japonês na primeira técnica aplicada.