8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil conquista cinco medalhas no primeiro dia do Open de Lima

O Brasil conquistou cinco medalhas no Open Pan-Americano de judô em Lima, com ouro para Renant Torres, além de duas pratas e dois bronzes

Brasil Open Pan-Americano de judô Renan Torres
(Foto: reprodução/twitter/@timebrasil)

O Brasil conquistou cinco medalhas no primeiro dia do Open Pan-Americano de judô em Lima, no Peru, neste sábado (17). Renan Torres foi o campeão na categoria até 66kg feminino. A delegação brasileira também levou duas pratas, com Ketleyn Quadros (63kg) e Jefferson Santos Junior (73kg), e dois bronzes, com Ryan Conceição (60kg) e Vinicius Ardina (73kg). A competição será encerrada neste domingo, com mais dois brasileiros em ação.

No peso leve, Renan Torres venceu quatro lutas para ficar com o ouro na até 66kg. Em sua estreia, bateu o mexicano Robin Jara após forçar três shidôs. O mesmo aconteceu nas quartas, quando passou pelo colombiano Jorge Gonzalez. Já na semifinal, Renan derrotou o peruano Juan Postigos com um waza-ari seguido de ippon. Na finalíssima, encarou o colombiano Juan Hernandez e venceu por ippon.

+ Luizinho avança às finais de street e park no STU National de Recife

Renan Torres foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 na categoria até 60kg. Ele subiu de categoria recentemente e participa de sua primeira competição no novo peso. O judoca, aliás, ficou quase um ano sem competir internacionalmente com a seleção brasileira, sendo o Open Pan-Americano de Lima sua “reestreia”.

Pratas e bronzes

A medalhista olímpica Ketleyn Quadros precisou venceu apenas duas lutas para chegar na final da categoria até 63kg. Cabeça de chave número 1, ela entrou diretamente nas quartas de final, onde bateu a argentina Agustina de Lucia com um rápido ippon. Na semi, passou por Carolina Delgado Frances, de Cabo Verde, também com um ippon. Na disputa do ouro, a atleta do Sogipa foi superada pela mexicana Prisca Alcaraz (ippon) e terminou com a medalha de prata.

Ketleyn Quadros Open Pan-Americano de Lima de judô
Ketleyn Quadros foi a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura de Tóquio-2020 (Foto: Gáspar Nóbrega/COB)

Pela categoria até 73kg, Jeferson Santos Junior passou pelo argentino Karim Adarvez (ippon) e pelo irlandes Joshua Green (shidôs). Na semi, bateu o mexicano Gilberto Cardoso (shidôs, golden score). Na final, teve o peruano Alonso Wong pela frente e acabou perdendo o combate por ippon.

Vinicius Ardina venceu o colombiano Arkangel Barboza e o mexicano Eduardo Araujo antes de cair diante de Wong na semifinal. Valendo a medalha de bronze, bateu Green.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ryan Conceição (60kg) bateu o peruano Arnold Prado com um rápido ippon na primeira rodada. Depois, foi derrotado pelo colombiano Juan Montealegre, também por ippon. Encaminhado à repescagem, ele superou os peruanos Alexander Ramirez e Dilmer Calle, ambos por waza-ari, para ficar com o bronze. Ainda no peso ligeiro, Michel Augusto também foi por Juan Montealegre, logo em sua estreia.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô