A Confederação Brasileira de Judô selecionou 19 atletas para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá em Tashkent, no Uzbequistão, no período de 6 a 13 de outubro. Entre os convocados estão os principais judocas da atualidade ao lado de novos nomes e estreantes em Mundiais adultos.
+Com vitórias relâmpagos, Gabriel Santos é prata no Mundial Juvenil
Este será o primeiro Mundial de judô do ciclo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e já contará pontos importantes para o ranking mundial classificatório para os Jogos. O campeão mundial arremata 2.000 pontos, por exemplo.
+Técnica de solo leva Bianca Reis à prata no Mundial Juvenil
Bom momento
A expectativa de desempenho da equipe nacional é bastante positiva, tendo em vista os resultados recentes do judô. Nesta temporada, o Brasil já conquistou 10 medalhas em etapas de Grand Slam e seis em etapas de Grand Prix, mostrando constância e evolução nos resultados. Destaque para Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Willian Lima (66kg), Rafael Silva (+100kg) e Guilherme Schimidt (81kg) que fizeram finais em suas respectivas categorias nos Grand Slam disputados esse ano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O novato Schimidt, de 21 anos, foi o responsável pelos dois ouros do Brasil na temporada de Grand Slam e chega ao seu segundo Mundial de judô credenciado para buscar um lugar entre os quatro melhores do mundo no 81kg.
Recordista
Recordista de medalhas, Mayra Aguiar usará a experiência de seus 31 anos para tentar ampliar a coleção e chegar a incrível marca de seis medalhas na história do Mundial de judô, sempre de olho no tricampeonato inédito entre homens e mulheres brasileiras.
“Estamos com uma expectativa bastante grande para esse Mundial de judô. Com a mudança de calendário, adiando o evento de agosto para outubro, precisamos recalcular a rota e manter a preparação no nível que um Mundial exige. Os atletas ficaram quase dois meses sem competições grandes com essa mudança, mas, em conjunto com os clubes, construímos um caminho de preparação passando pelo Troféu Brasil, que manteve os atletas em ritmo competitivo e, agora, estamos na fase final, encarando os principais adversários em treinamentos de campo internacionais. Acredito que a equipe chegará muito bem para esse Mundial”, detalha Marcelo Teothonio, gerente de alto rendimento da CBJ.
Confira abaixo a lista completa:
SELEÇÃO MASCULINA NO MUNDIAL DE JUDÔ: 60kg – Allan Kuwabara (E.C. Pinheiros/FPJ); 66kg – Willian Lima (E.C. Pinheiros/FPJ); 66kg – Eric Takabatake (E.C. Pinheiros/FPJ); 73kg – Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ); 81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ); 90kg – Rafael Macedo (Sogipa/FGJ); 90kg – Marcelo Gomes (Sogipa/FGJ); 100kg – Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros/FPJ); +100kg – Rafael Silva (E.C. Pinheiros/FPJ); +100kg – Juscelino Nascimento (Minas Tênis Clube/FMJ)*
*somente disputa por equipes
SELEÇÃO FEMININA NO MUNDIAL DE JUDÔ: 48kg – Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ); 52kg – Larissa Pimenta (E.C. Pinheiros/FPJ); 57kg – Rafaela Silva (C.R. Flamengo/FJERJ); 57kg – Jéssica Lima (Sogipa/FGJ); 63kg – Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ); 70kg – Luana Carvalho (Umbra-Vasco/FJERJ); 70kg – Maria Portela (Sogipa/FGJ); 78kg – Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ); +78kg – Beatriz Souza (E.C. Pinheiros/FPJ)