Siga o OTD

Judô

Com vitórias relâmpagos, Gabriel Santos é prata no Mundial Juvenil

Brasileiro precisou de exatos 47 segundos, somados, para vencer as três primeiras lutas. A semifinal não foi muito diferente. Destaque também para o 5º lugar de Jesse Barbosa

Gabriel Santos judô medalha de ouro medalha de prata Mundial Juvenil de judô
(Tamara Kulumbegashvili/IJF)

O brasileiro Gabriel Santos conquistou a medalha de prata na categoria acima de 90 quilos do Mundial Juvenil de judô neste sábado (27). Ele venceu quatro das cinco lutas que fez, sendo que as três primeiras foram por ippons “relâmpagos”. O tempo delas, somados, deu exatos 47 segundos. A semifinal durou um pouco mais, mas ainda assim não chegou nem na metade do tempo regulamentar: 1min24. Na disputa do ouro o brasileiro estava a ponto de vencer, mas acabou sendo projetado. Foi a segunda medalha do Brasil na competição, já que Bianca Reis garimpou no solo uma prata na sexta-feira (26).

O último dia das chaves individuais em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, teve mais cinco brasileiros lutando, com destaque para Jesse Barbosa. Ele chegou a disputar a medalha de bronze na categoria até 90 quilos e saiu em quinto lugar. Vitor Fagundes, Mari Hayse Silva, Emilly Santos e Ana Soares caíram nas primeiras rodadas. O Mundial Juvenil de judô termina no domingo (28) com a competição por equipes mistas.

Ninguém para em pé

O primeiro a tomar o golpe perfeito relâmpago de Gabriel Santos, que ainda é faixa marrom, foi Issac Zucker, dos Estados Unidos. O norte-americano foi ao chão em apenas 14 segundos. Logo depois, o senegalês Libasse Nsiaye durou nove segundos e, já pelas quartas de final, o austríaco Janis Strazdins durou 24 segundos. A semifinal foi contra o romeno Petre Bogdan, que podia ter caído em 13 segundos, mas o golpe de Gabriel não encaixou como deveria e o juíz marcou um waza-ari. Exato 1min11s depois veio o segundo waza-ari e o consequente fim da luta.

A final foi contra o canadense John Messe Bessong, bem mais alto e, consequentemente, com mais envergadura. Apesar disso, o brasileiro teve toda a iniciativa da luta, já havia chegado perto da pontuação em diversas oportunidades, forçou duas punições para o rival, mas em um movimento rápido, Messe Bessong cravou as costas de Gabriel Santos no chão, ficou com o ouro e deixou a prata para o brasileiro.

Perto do pódio

Já Jesse Barbosa precisou do golden score para superar as duas primeiras rodadas, primeiro contra o tunisiano Khalil Guzannai, depois, nas punições, contra o egípcio Hazem Hossam. A seguir, nas quartas de final, caiu para o húngaro Peter Kenderesi em uma imobilização na reta final da luta. A derrota levou o brasileiro para a repescagem, onde deveria enfrentar o letão Maksims Bizans, que não compareceu. Sendo assim, Jesse Barbosa avançou para a disputa do bronze onde enfrentou o sérvio Milan Bulaja. Acabou derrotado por ippon já dentro do minuto final de combate.

Mais Brasil em Sarajevo

Vitor Fagundes (+90kg) passou pelo georgiano Nikoloz Zaalishvili na primeira rodada, mas caiu a seguir para Emirkhan Zholdoshkaziev, do Quirguistão. No feminino, Mari Hayse Silva (70kg) passou pela lituana Marta Navickaite na estreia e depois perdeu na segunda rodada para a francesa Teophilla Darbes-Takam. Nas pesadas (+70kg), Emilly Santos derrotou a tunisiana Radhia Mejbri na primeira rodada, mas perdeu para a sérvia Jovana Stjepanovic. Já Ana Soares foi eliminada na primeira rodada pela japonesa Mika Nakano no Mundial Juvenil de judô.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô