A brasileira Bianca Reis conquistou a medalha de prata na categoria até 57 quilos no Mundial Juvenil de judô nesta sexta-feira (26) após vencer quatro das cinco lutas que fez, todas usando técnicas de solo. Antônio Medeiros Neto foi outro destaque ficando com o quinto lugar na categoria até 73 quilos. Isabella Montaldi, Matheus Guimarães e Francisco Gorgulho também representaram o país nesta sexta-feira (26), terceiro dia de competições na Arena Hotel Hills, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. Os três foram eliminados nas primeiras rodadas.
As quatro vitórias de Bianca Reis (57kg) foram por ippon, sendo as três iniciais no golden score. A primeira, contra a portuguesa Maria Silveira, e a terceira, contra Anna Gulite, da Letônia, foram por imobilização. Na segunda, forçou a italiana Gaia Stella a desistir após aplicar uma chave de braço. Na semifinal, nova imobilização, contra outra italiana, Savita Russo. A brasileira acabou superada na final pela indiana Linthoi Chanambam pela contagem mínima, um waza-ari, e saiu com a prata.
Quase lá
Antônio Medeiros Neto (73kg) começou a campanha dele passando por Victor Balla Millimouno, da Guiné. Ele aplicou dois waza-aris, o que configura um ippon. Depois derrotou o italiano Lucio Tavoletta com o golpe perfeito e, na sequência, o azeri Ali Hajizada nas punições. Nas quartas de final, perdeu para o holandês Joshua de Lange tomando dois waza-aris e foi para a repescagem. Lá imobilizou o canadense Lasha Tsatsalashvili e carimbou vaga na disputa da medalha de bronze contra o georgeano Giori Mishvelidze, primeiro do ranking mundial juvenil da categoria. Foi superado apenas no golden score.
5º lugar para Antônio Medeiros Neto (-73kg) no Mundial #JudoCadets!
— CBJ (@JudoCBJ) August 26, 2022
Brasileiro levou ippon de Giorgi Mishvelidze 🇬🇪 no golden score
✅ Balla Victor Millimouno 🇬🇳
✅ Lucio Tavoletta 🇮🇹
✅ Ali Hajizada 🇦🇿
❌ Joshua De Lange 🇳🇱
✅ Lasha Tsatsalashvili 🇨🇦
❌ Giorgi Mishvelidze 🇬🇪 pic.twitter.com/qNoutTrDbN
Montaldi, Guimarães e Gorgulho
Além da prata e do quinto lugar, Isabella Montaldi, Matheus Guimarães e Francisco Gorgulho ficaram nas rodadas iniciais. Isabella (63kg) venceu a grega Alexandra Papagiannaki na primeira e caiu a seguir, para a francesa líder do ranking Doria Boursas. Francisco Gorgulho (81kg) ganhou duas, de Li-Wei Sun, de Taipei, e depois do turco Rayen Mejri, sendo derrotado na terceira, pelo sérvio Dusan Grahovac. Matheus Guimarães estreou na segunda rodada, passou por Abdullah Alhajry, do Kuwait, e perdeu para o uzbeque Alisher Samanov.
Mais judô em Sarajevo
No sábado (27), último dia das chaves individuais, será a vez de Mari Hayse Silva (70kg), Emilly Santos (+70kg), Ana Soares (+70kg), Jesse James Barbosa (90kg), Vitor Fagundes (+90kg) e Gabriel Santos (+90kg). O domingo (28) é reservado exclusivamente para as disputas por equipes mistas. O Brasil competiu também na quinta-feira (25), segundo dia do Mundial Juvenil de judô, sem chegar nas disputas por medalha.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK