Siga o OTD

Judô

Técnica de solo leva Bianca Reis à prata no Mundial Juvenil

Brasileira chegou na final vencendo três adversárias por imobilização e uma aplicando chave de braço. Dia teve ainda Antônio Medeiros Neto disputando a medalha de bronze em Sarajevo

Bianca Reis judô Mundial Juvenil de judô medalha de prata
(Lars Moeller Jensen/IJF)

A brasileira Bianca Reis conquistou a medalha de prata na categoria até 57 quilos no Mundial Juvenil de judô nesta sexta-feira (26) após vencer quatro das cinco lutas que fez, todas usando técnicas de solo. Antônio Medeiros Neto foi outro destaque ficando com o quinto lugar na categoria até 73 quilos. Isabella Montaldi, Matheus Guimarães e Francisco Gorgulho também representaram o país nesta sexta-feira (26), terceiro dia de competições na Arena Hotel Hills, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. Os três foram eliminados nas primeiras rodadas.

As quatro vitórias de Bianca Reis (57kg) foram por ippon, sendo as três iniciais no golden score. A primeira, contra a portuguesa Maria Silveira, e a terceira, contra Anna Gulite, da Letônia, foram por imobilização. Na segunda, forçou a italiana Gaia Stella a desistir após aplicar uma chave de braço. Na semifinal, nova imobilização, contra outra italiana, Savita Russo. A brasileira acabou superada na final pela indiana Linthoi Chanambam pela contagem mínima, um waza-ari, e saiu com a prata.

Bianca Reis judô Mundial Juvenil de judô medalha de prata
Bianca, à esquerda na foto, no pódio da categoria até 57 quilos (Lars Moeller Jensen/IJF)

Quase lá

Antônio Medeiros Neto (73kg) começou a campanha dele passando por Victor Balla Millimouno, da Guiné. Ele aplicou dois waza-aris, o que configura um ippon. Depois derrotou o italiano Lucio Tavoletta com o golpe perfeito e, na sequência, o azeri Ali Hajizada nas punições. Nas quartas de final, perdeu para o holandês Joshua de Lange tomando dois waza-aris e foi para a repescagem. Lá imobilizou o canadense Lasha Tsatsalashvili e carimbou vaga na disputa da medalha de bronze contra o georgeano Giori Mishvelidze, primeiro do ranking mundial juvenil da categoria. Foi superado apenas no golden score.

Montaldi, Guimarães e Gorgulho

Além da prata e do quinto lugar, Isabella Montaldi, Matheus Guimarães e Francisco Gorgulho ficaram nas rodadas iniciais. Isabella (63kg) venceu a grega Alexandra Papagiannaki na primeira e caiu a seguir, para a francesa líder do ranking Doria Boursas. Francisco Gorgulho (81kg) ganhou duas, de Li-Wei Sun, de Taipei, e depois do turco Rayen Mejri, sendo derrotado na terceira, pelo sérvio Dusan Grahovac. Matheus Guimarães estreou na segunda rodada, passou por Abdullah Alhajry, do Kuwait, e perdeu para o uzbeque Alisher Samanov.

Mais judô em Sarajevo

No sábado (27), último dia das chaves individuais, será a vez de Mari Hayse Silva (70kg), Emilly Santos (+70kg), Ana Soares (+70kg), Jesse James Barbosa (90kg), Vitor Fagundes (+90kg) e Gabriel Santos (+90kg). O domingo (28) é reservado exclusivamente para as disputas por equipes mistas. O Brasil competiu também na quinta-feira (25), segundo dia do Mundial Juvenil de judô, sem chegar nas disputas por medalha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô