A brasileira Beatriz Freitas faturou a medalha de prata na categoria até 78 quilos do Mundial Júnior de judô. Ela lutou a final neste sábado (13) contra a japonesa Aki Kuroda, que venceu por ippin. É o segundo pódio da seleção na competição disputado em Guaiaquil, no Equador. A primeiro foi conquistado por Kaillany Cardoso na até 63 quilos. Outros dois brasileiros competiram no último dia de lutas individuais. O domingo (14) é reservado à chave por equipes com o Brasil no tatame.
Beatriz Freitas, que venceu o Pan-Americano e Oceania Sub-21 em abril, chegou na final do Mundial Júnior de judô após vencer três lutas, todas por ippon. Na primeira, bateu a equatoriana Criollo Genesis em apenas 13 segundos de confronto. A seguir, derrotou Yu Sin-Yi, de Taipei, também aplicando o golpe perfeito, que precisou da confirmação do árbitro de vídeo para ser validado. Na semifinal, superou a francesa Oceane Zatchi Bi encaixando dois waza-aris e o consequente ippon. Na decisão, Aki Kuroda ficou com o ouro após conseguir um waza-ari, seguido de uma imobilização, deixando a medalha prata com a brasileira.
Eliza Ramos e Kayo Santos
Eliza Ramos também competiu na categoria até 78 quilos e foi eliminada na primeira luta, válida pela segunda rodada, diante de Yu Sin-Yi, de Taipei. Já Kayo Santos venceu o polonês Michal Jedrzejewski na primeira, também pela segunda rodada, e depois perdeu nas quartas de final para o eslovaco Benjamin Maraseje. Foi para a repescagem, onde caiu para o alemão Kilian Kappelmeier e foi eliminado, fechando a participação em sétimo lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK