8 5
Siga o OTD

Judô

Guilherme Morais para nas oitavas no Mundial Júnior

Guilherme Morais vence uma luta e para nas oitavas de final do Mundial Júnior

Mundial Júnior de judô Guilherme Morais
Guilherme Morais em ação (Foto: Instagram/@gmorais_judo)

Guilherme Morais foi o melhor brasileiro no terceiro dia do Mundial Júnior de judô, em Guayaquil, no Equador, nesta sexta-feira (12). Ele venceu uma luta e foi eliminado nas oitavas de final da categoria até 90kg. Luana Carvalho (70kg) e Kauan dos Santos (81kg) foram eliminados em suas estreias.

+ Brasil bate Turquia e vence primeira no Mundial Juvenil de polo aquático

Guilherme Morais (90kg) estreou já na segunda rodada, contra o italiano Gabriele Sammartino. Ele conseguiu um ippon e avançou de fase, onde encarou o sérvio Miljan Radulj. Por lá, perdeu após receber três shidôs, já no golden score.

Eliminados na estreia

Medalhista de bronze no último Mundial Júnior, Luana Carvalho foi eliminada em sua estreia na categoria até 70kg. Ela ficou de bye na primeira rodada e estreou já na fase de 16 avos, contra a norte-americana Isabella Garriga. A brasileira foi derrotada com um waza-ari.

Luana Carvalho judô
Luana Carvalho (Foto: Arquivo/Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br/arquivo)

Integrante da seleção adulta, Luana era um dos destaques deste Mundial. Entre os resultados na equipe principal, ela chegou até a repescagem do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, em junho deste ano.

Quem também foi eliminado na primeira rodada foi Kauan dos Santos, na categoria até 81kg. Em uma luta acirrada contra o azeri Elian Hajiyev, o brasileiro sofreu um ippon já na reta final do tempo regulamentar, quando os dois atletas estavam punidos com dois shidôs.

Brasil no Mundial

Dos 13 atletas brasileiros que já entraram em ação no Mundial Júnior, apenas Kaillany Cardoso medalhou. Ela conquistou a prata na categoria até 63kg ao vencer quatro lutas e perder para a holandesa Joanne van Lieshout na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A competição será encerrada neste sábado (13), com as disputas dos pesos pesados. O Brasil será representado por Eliza Ramos e Beatriz Freitas (78kg) e Kayo Santos (100kg).

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô