A brasileira Kaillany Cardoso sagrou-se vice-campeã mundial júnior de judô nesta quinta-feira (11) ao chegar na final da categoria até 63 quilos contra Joanne van Lieshout. A holandesa é líder do ranking na categoria e que defendia o título do ano passado. A prata foi a primeira medalha do país no torneio, que está sendo disputado em Guayaquil, no Equador. Bianca Reis também foi destaque e chegou perto do pódio, disputou o bronze e acabou na quinta colocação na até 57 quilos. Gabriel Falcão e Julia Henriques foram os outros dois representantres do país que subiram no tatame.
Kaillany Cardoso começou a campanha pela primeira rodada. Venceu a cubana Lutmary Garcia Veitia por dois waza-aris, e consequente ippon, em menos de dois minutos de combate. A seguir, derrotou a espanhola Laura Vazquez Fernandez de virada. A arbitragem chegou a dar um ippon para Fernandez após uma imobilização, mas foi retirado e confirmado apenas um waza-ari. Kaillany Cardoso, então, se recuperou e saiu com a vitória. Nas quartas de final, aplicou o golpe perfeito na belga Alessia Corrao e, na semi, derrotou nas punições a japonesa Kurumi Ishioka. Na final, Joanne van Lieshout abriu um waza-ari em um contra-ataque e finalizou a luta na imobilização, deixando a prata com a brasileira.
La atleta brasileña Kaillany Cardoso se llevó la medalla de PLATA en la gran final de los -63kg en el #JudoJuniorsGYE2022 tras enfrentar a la atleta de Países Bajos, Van Joanne.
— #JudoJuniorGYE2022 🇪🇨 (@fejecuador) August 11, 2022
“Solo Dios sabe mi esfuerzo”@timebrasil l @judocbj l @Judo pic.twitter.com/liPYAHJd0J
Bem perto
Bianca Reis começou direto nas oitavas de final da categoria até 57 quilos e despachou a sueca Tova Granberg por wara-ari. A seguir, duas lutas definidas nas punições. Primeiro contra a brasileira, diante da japonesa Rin Eguchi, e depois a favor na repescagem contra a estadunidense Tasha Cancela. Essa segunda vitória levou Bianca para a disputa do bronze contra Veronica Toniolo. A italiana saiu com a medalha ao ganhar por waza-ari depois de mais de dez minutos de confronto.
Primeira luta
Os outros dois brasileiros que lutaram no segundo dia do Mundial Júnior de judô foram eliminados na primeira luta. Gabriel Falcão entrou como cabeça de chave número um na categoria até 73 quilos e foi derrotado por Jack Yonezuka, dos Estados Unidos, na segunda rodada. Já Julia Henriques enfrentou a japonesa Akari Omori na primeira rodada da categoria até 57 quilos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK