O Brasil se recuperou com estilo de um primeiro dia sem finais no Grand Prix de Zagreb de judô. Neste sábado (16), segundo dia se competições na capital da Croácia, a seleção chegou com quatro atletas em lutas por medalhas de bronze e conquistou duas, com Daniel Cargnin e Ketleyn Quadros. Cargnin disputou a dele contra outro brasileiro, o jovem e surpreendente Pedro Medeiros. Guilherme Schimidt chegou perto, mas acabou em quinto. Vale dizer que o torneio já conta pontos para a corrida olímpica rumo a Paris-2024, iniciada no Grand Slam de Budapeste na semana passada.
Apesar de ficar fora do pódio, Pedro Medeiros (73kg) foi destaque. Com apenas 21 anos, fez a estreia em um torneio de alto nível do circuito mundial adulto de judô e derrotou na segunda luta ninguém menos do que o georgiano Lasha Shavdatuashvili, líder no ranking e medalhista olímpico nos três últimos Jogos. Foi campeão em Londres, bronze no Rio e prata em Tóquio. Pedro ganhou com autoridade, aplicando um waza-ari nos primeiros segundos de luta e outro na metade do duelo (veja abaixo). Antes, na estreia, o brasileiro bateu o polonês Wiktor Mrowczynski e, depois, pelas quartas, perdeu para o cubano Magdiel Estrada. Ele se recuperou na repescagem vencendo o francês Kilian Le Blouch e foi disputar o bronze contra Daniel Cargnin. Deixa a Croácia com um quinto lugar.
Daniel Cargnin (73kg) foi mais longe e chegou até a semifinal, onde perdeu pelo italiano Manuel Lombardo, que havia sido derrotado pelo brasileiro nas quartas de final em Tóquio quando ambos estavam na categoria até 66 quilos. Desta vez, o italiano levou a melhor e jogou Cargnin, bronze nos Jogos do ano passado, para a luta do bronze do Grand Prix de Zagreb contra Pedro Medeiros. Para chegar na semifinal, o brasileiro venceu o francês Enzo Gibeli na primeira rodada, depois o ganês Faye Njie, o búlgaro Mark Hristov e o esloveno Martin Hojak.
Ketleyn Quadros e Guilherme Schimidt
Ketleyn Quadros (63kg) começou o dia no Grand Prix de Zagreb de judô superando a italiana Flavia Favorini e avançando para as quartas de final. Lá passou pela croata Iva Oberan e chegou à semifinal, onde caiu para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na disputa pelo bronze venceu a israelense Giri Sharir.
Guilherme Schimidt (81kg) voltou fazer uma boa campanha após ser campeão do Grand Slam de Antalya e de Budapeste esse ano. Além de vencer o Pan-Americano e da Oceania. Ano passado, ele já havia chegado à final em Zagreb e ficou com a medalha de prata. Desta vez, a campanha começou com vitória sobre Nicolas Yonezuka, dos Estados Unidos, depois em cima do italiano Kenny Bedel e do marroquino Achraf Moutii. Na semifinal, perdeu para o azeri Saeid Mollaei, que vinha de uma prata no Grand Slam de Budapeste. Na disputa do bronze, Schimidt perdeu para o georgiano Tato Grigalashvili nas punições, após quase três minutos de golden score.
Portela em sétimo
Maria Portela (70kg) chegou perto da medalha. Ela perdeu na repescagem para a venezuelana Elvismar Rodriguez e saiu com a sétima colocação. A brasileira começou batendo a mongol Enkhchimeg Tserendulam na primeira rodada. Depois eliminou a dinamarquesa Emilie Sook e caiu nas quartas para a croata Lara Cvjetko, sendo encaminhada para a repescagem. O dia teve ainda Tamires Crude (63kg) sendo eliminada na segunda rodada, para a espanhola Cristina Perez, após vencer a dinamarquesa Helene Christensen. Por fim, Luana Carvalho (70kg) e Vinicius Panini (81kg) foram derrotados na primeira rodada, pela uzbeque Nodira Yuldasheva e pelo português João Fernando.
A seleção de judô volta a competir neste domingo (17), último dia do Grand Prix de Zagreb de judô, a partir das 5h pelo horário de Brasília. Lutam Giovanna Santos (+78kg), Mayra Aguiar (78kg), André Humberto (100kg), Rafael Macedo (90kg), Luanh Rodrigues (90kg), André Humberto (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia!
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK