A brasileira Rafaela Silva conquistou nesta sexta-feira (8) a medalha de prata no Grand Slam de Budapeste, na Hungria, o primeiro campeonato no circuito mundial de judô que conta pontos na corrida olímpica para Paris 2024. Rafa, campeã nos Jogos do Rio 2016, retoma o caminho para o tatame olímpico após ficar de fora de Tóquio 2020 por conta de uma suspensão de dois anos decorrente de doping. O vice-campeonato em Budapeste rende 700 pontos. Além dela, cinco representantes do país competiram no primeiro dos três dias de disputas na capital húngara.
Rafaela Silva (57kg) começou a campanha no Grand Slam de Budapeste derrotando a tcheca Vera Zamanova em menos de um minuto após aplicar um estrangulamento que forçou a rival a desistir. A seguir, derrotou jovem Marica Perisic, campeã europeia júnior em 2020, forçando três punições contra a sérvia no golden score. A terceira vitória, já pelas quartas de final, foi por ippon aplicando um belo uchi-mata na britânica Lele Nairne (veja abaixo). A semifinal também foi decidida no golden score, por um waza-ari contra a cubana Arnaes Garcia, campeã Pan-Americana no ano passado. A prata veio com derrota por punições na final para a japonesa Funakubo Haruka, de 23 anos, bicampeã mundial júnior e vencedora do Grand Slam de Paris este ano e em 2021.
Mais Brasil em Budapeste
Os outros quatro representantes do Brasil no Grand Slam não caminharam muito. Yasmin Lima (52kg) ganhou uma, da vietnamita Thuy Nguyen, na primeira rodada e caiu a seguir para a israelense Gefen Primo, quinta do mundo e medalhista de bronze no Mundial do ano passado. Amanda Lima (48kg) também parou na segunda rodada, mas na primeira luta, para a chinesa Guo Zongying. Jéssica Lima (57kg) foi derrotada na primeira rodada, para outra chinesa, Cai Qi. No masculino, Matheus Takaki (60kg) e William Lima (66kg) perderam nas estreias, nas segundas rodadas, para o mongol Enkhtaivan Ariunbold e o chinês Saiyinerideni, respectivamente.
No sábado (9), será a vez de Tamires Crude (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Luana Carvalho (70kg), Maria Portela (70kg), Julio Cesar Koda (73kg), Daniel Cargnin (73kg), Vinicius Panini (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg). No domingo (10), o feminino do judô brasileiro contra apenas com Mayra Aguiar (78kg). No masculino, lutam Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), William Souza (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg). Assista tudo ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK