O brasileiro Willian Lima conquistou uma gigantesca medalha de prata no Grand Slam de Antalya de judô nesta sexta-feira (1º), primeiro dia de disputas na Turquia. Na campanha até a final, o jovem de 22 anos venceu o mongol Baskhuu Yondonperenlei, atual terceiro do ranking mundial, e o azeri Orkan Safarov, sexto do mundo e dono de duas medalhas em Mundiais, dentre outros resultados de destaque na carreira. Perdeu só para o moldavo Denis Vieru, líder do ranking, em luta muito parelha.
Outros dois representantes da nova geração do judô do país, Larissa Pimenta e Jéssica Lima, também colheram bons resultados. Jéssica conquistou o bronze batendo três top 10 no caminho, incluindo a portuguesa Telma Monteiro, quarta do ranking e medalhista de bronze na Rio-2016. Larissa chegou na disputa por um lugar no pódio, ficando em quinto lugar. Na campanha, vitória sobre medalhista de bronze em Tóquio-2020.
🗣 Willian Lima 🥈
— CBJ (@JudoCBJ) April 1, 2022
Essa vai pro paizão do Willian! Desejamos também uma pronta recuperação pro Sr. Lima 💚 #BrasilJudo #JudoAntalya @wlima66 pic.twitter.com/mhvnKIBKok
Derrubando favoritos
Atual número 20 do ranking e campeão Mundial júnior em 2019, Willian Lima (66kg) entrou na chave pela segunda rodada e lá derrotou o italiano Mattia Miceli aplicando dois waza-aris. A seguir, passou fácil pelo afegão Ahmadi Ahmad Shabir com uma imobilização ainda no primeiro minuto de luta. O duelo contra Baskhuu Yondonperenlei foi nas quartas de final e o brasileiro impôs seu volume de luta, não dando brechas para o mongol. Forçou três punições e consequente eliminação ao rival. Além de terceiro do mundo, Yondonperenlei foi campeão do Grand Slam de Paris no início de fevereiro e levou o bronze no Mundial da Hungria no ano passado.
Nas semifinais, Willian Lima teve pela frente o experiente, e com extenso currículo de vitórias, Orkan Safarov, de 30 anos. A vitória veio no minuto final do combate com uma projeção de muito respeito que colou no chão as costas do representante do Azerbaijão (assista abaixo). Ippon e passaporte para a grande final. Além de uma prata e um bronze em Mundiais, Safarov tem duas finais de Masters – um ouro e uma prata – seis pódios em Grand Slams, com três ouros, e foi campeão europeu em 2020. Esteve, ainda, em dois Jogos Olímpicos chegando à disputa do bronze na Rio-2016.
O rival na luta pelo ouro foi o atual líder do ranking, Denis Vieru, da Moldávia, e a vitória poderia ter saído para qualquer lado. Nenhum deles conseguiu se impôr no tatame e os primeiros quatro minutos de luta terminaram sem pontuação. Assim, a disputa foi para o golden score e só pendeu para o moldavo nas punições após 1min15s de luta no desempate. Cada um tinha duas e Willian Lima tomou a terceira após pisar fora da área de combate. Nada que tire o brilho da medalha de prata.
Três Top 10
Jéssica Lima (57kg), 24 anos, começou a campanha no Grand Slam da Turquia pela primeira rodada e venceu as quatro primeiras lutas. As duas primeiras foram por ippon, contra Angelica Delgado, dos Estados Unidos, logo nos primeiros segundos da estreia, e Arleta Podolak, da Polônia, na segunda rodada. A seguir, duas vitórias sobre tops 10 do ranking. Nas oitavas de final, a brasileira número 94 do mundo derrotou por waza-ari, no golden score, a georgiana Eteri Liparteliani, a número seis. Nas quartas a vitória foi sobre a oitava do ranking, Timna Levy, de Israel, aplicando um ippon quando já tinha um waza-ari de vantagem.
A queda da brasileira veio na semifinal contra a canadense Jessica Klimkait, líder do ranking, atual campeã Mundial e medalhista de bronze em Tóquio-2020. Jéssica Lima vendeu muito caro a derrota, sofrendo o ippon pra lá dos quatro minutos do golden score. Assim, a brasileira seguiu para a disputa do bronze, onde encarou a experiente portuguesa Telma Monteiro, quarta do mundo e medalhista de bronze na Rio-2016. Venceu com um ippon aplicado em uma técnica de pé que surpreendeu a experiente adversária (assista abaixo). “Eu estou muito feliz e emocionada. Ganhei minha primeira medalha em circuito internacional pela seleção. Estou extasiada.”
Reação rápida
Larissa Pimenta (52kg), 23 anos, começou pela segunda rodada e venceu as duas primeiras lutas por waza-ari. Primeiro bateu a holandesa Naomi van Krevel e depois a polonesa Aleksandra Kaleta. Classificada para as quartas de final, pegou Odette Giuffrida, que esteve nos últimos dois pódios olímpicos, prata na Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020. A italiana venceu por waza-ari. Larissa foi para a repescagem e não se abateu. Derrotou a inglesa Chelsie Giles, também bronze em Tóquio-2020 e atualmente a terceira do mundo. Larissa venceu por waza-ari no golden score e foi para a disputa do bronze contra a francesa Astride Gneto, segunda do ranking, sendo derrotada nas punições. Sai da Turquia com a quinta colocação.
Rafa, Takabatake e cia
Outros seis brasileiros competiram no primeiro dia do Grand Slam da Turquia. Rafaela Silva (57kg) caiu na segunda rodada para a canadense Christa Deguchi; Maria Taba (52kg) para a húngara Reka Pupp nas oitavas de final, mesma fase onde Eric Takabatake (66kg) foi eliminado, para o israelense Tal Flicker. Amanda Lima (48kg) perdeu no segundo confronto, para a francesa Melaine Legoux Clement, e Natasha Ferreira (48kg) no primeiro, para a sérvia Milica Nikolic. Ryan Conceição também caiu na primeira, para o inglês Ashley Mckenzie.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
A competição continua neste sábado (2) com Ketleyn Quadros (63kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Luana Carvalho (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Jeferson Júnior (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg). No domingo (3), último dia de competições na Turquia, lutam Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), William Pereira (100kg), Juscelino Alves (+100kg), João Marcos Cesarino (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Camila Gebara (+78kg). Assista tudo ao vivo aqui no OTD!