A Federação Internacional de Judô (IJF) decidiu suspender o presidente da Rússia Vladimir Putin de suas funções na organização, neste domingo (27), três dias após a invasão da Rússia sobre a Ucrânia. O Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio em Kazan, também foi cancelado.
Outros três eventos na Rússia permanecem no calendário oficial da Federação Internacional de Judô neste domingo: a Copa Europeia Tula para cadetes entre 2 e 3 de abril; a Copa Europeia de Orenburgo entre 14 e 15 de maio; e a Copa Anatoliy Rakhlin, entre 15 e 16 de junho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Praticante e amante do judô, Putin era Presidente Honorário e Embaixador da IJF. Amigo pessoal de longa data do ditador russo, o húngaro Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô, havia justificado os títulos em 2012, afirmando que Putin é “uma das personalidades que garantem os valores do judô no mundo”.
Faixa preta, Putin costuma marcar presença em eventos de judô, como nos Mundiais de Cheyabinsk em 2004 e de Baku em 2018, mas também nos Jogos Olímpicos, quando assistiu Tagir Khaibulaev levar a medalha de ouro para a Rússia nos 100kg em Londres 2012.
+ Copa do Mundo de espada é interrompida na Rússia