Depois do Grand Prix de Portugal disputado no final de semana passado, em Almada, a seleção brasileira de judô saiu zerada do prestigiado Grand Slam de Paris, na França. Neste domingo (6), segundo e ultimo dia da competição, Rafael Buzacarini (100 kg) foi o que chegou mais perto de uma medalha, perdendo a disputa do bronze.
Rafael Buzacarini (100 kg) fazia grande luta contra Kentaro Iida, do Japão, mas acabou sofrendo o ippon no golden score depois de botar dois shidos de vantagem. Esta foi a sétima derrota para um japonês no Grand Slam de Paris.
Além de Rafael Buzacarini, Amanda Lima (48 kg), Willan Lima (66 kg), Yasmin Lima (52 kg), Daniel Cargnin (73 kg), Maria Portela (70 kg) e Beatriz Souza (+78 kg), também perderam para judocas do Japão.
No primeiro dia, nenhum brasileiro sequer chegou a disputar medalha, sendo que Willan Lima (66 kg) e Amanda Lima (48 kg) foram os únicos que conseguiram pegar a repescagem. O resultado foi bem diferente em relação ao Grand Prix de Almada, onde o Brasil conquistou um ouro com Rafaela Silva e um bronze com Maria Portela.
Paris é uma das etapas mais tradicionais do Circuito Mundial e conta com a presença de grande estrelas do judô. Nesta edição, contudo, o número de inscritos foi um dos mais baixos da história do Grand Slam, com apenas 290 atletas (157 homens e 133 mulheres). Mas, as grandes potências estiveram lá com times fortes, como Japão, Alemanha, Azerbaijão, Geórgia, Mongólia, Uzbequistão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Eliminações
O encerramento do Grand Slam de Paris não teve brilho para o Brasil, que teve seis ateltas em ação. Guilherme Schimidt (81 kg) foi para a repescagem, só que foi derrotado pelo canadense Francois Gauthier Drapeau. Rafael Macedo (90 kg) caiu nas oitavas para Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão.
Juscelino Nascimento (+100 kg) caiu nas oitavas para o francês Joeph Terhec. Aliás, a França, assim como Japão, atravessou o caminho dos brasileiros em Paris. Maria Portela (70 kg) perdeu para a japonesa Saki Niizoe nas oitavas. Bia Souza (+78 kg) chegou como cabeça de chave, folgou nas oitavas, mas perdeu nas quartas para a japonesa Wakaba Tomita e foi para a repescagem, onde voltou a perder, agora para a francesa Lea Fontaine.