A seleção brasileira saiu do último dia do Grand Prix de Almada, em Portugal, com o sétimo lugar de Rafael Buzacarini como o melhor resultado. Ainda assim, ele venceu apenas uma luta. Os outros três representantes do país neste domingo (30), Rafael Macedo, Juscelino Nascimento e Beatriz Freitas, caíram na primeira luta. Assim, o Brasil sai do torneio que abre o circuito mundial de judô com uma medalha de ouro, de Rafaela Silva, e uma de bronze, de Maria Portela, além do bom quinto lugar de Guilherme Schimidt.
Os quatro que foram para o tatame neste domingo eram cabeças de chave e, portanto, iniciaram a campanha na segunda rodada. Rafael Buzacarini (100kg) venceu o georgiano Omar Sauri por ippon (veja abaixo) e avançou para as quartas de final, onde foi derrotado pelo suíço Daniel Eich no golden score. Assim, foi para a repescagem e caiu para o azeri Adil Karimli encerrando a participação no Grand Prix de Almada. Ainda no masculino, mas nas categorias até 90kg e acima de 100kg, Rafael Macedo e Juscelino Nascimento perderam para o georgiano Imeda Gogoladze e para o húngaro Richard Sipocz, respectivamente, e foram eliminados. No feminino, Beatriz Freitas, de apenas 19 anos, não passou pela ucraniana Anastasiya Turchyn, décima colocada no ranking mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ouro e prata
O terceiro e último dia do Grand Prix de Almada foi o único em que o Brasil não teve representante nos pódios. No primeiro dia, sexta-feira (28), Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 quilos, a primeira dela no circuito mundial após cumprir suspensão de dois anos. No dia seguinte, Maria Portela levou um bronze e Guilherme Schimidt quase levou outro, parando somente na luta que definia um dos terceiros lugares da até 81 quilos. A próxima parada do circuito internacional de judô já é no final de semana seguinte e promete. O Grand Slam de Paris será realizado no sábado (5) e domingo (6), e a seleção deve contar, além dos judocas que estiveram em Portugal, com Mayra Aguiar (78kg), Rafael Silva (+100kg) e William Lima (66kg).