Fechando sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi de judô, o Brasil garantiu mais uma medalha. Neste domingo (28), após a conquista do bronze de Ketleyn Quadros, Beatriz Souza confirmou o favoritismo na categoria peso pesado feminino (+78kg) e faturou a medalha de ouro, vencendo a campeã europeia júnior na final.
Beatriz Souza não precisou passar pelas quartas de final, entrando direto na semifinal da categoria. Ela encarou Adiyasuren Amarsaikhan, da Mongólia, e não tomou conhecimento da adversária. Com apenas 14 segundos de luta, a brasileira aplicou um ippon e garantiu a vaga na grande decisão.
Na final do Grand Slam de Abu Dhabi de judô, a adversária na briga pela medalha de ouro foi a francesa Lea Fontaine, de apenas 19 anos. Ela é campeã europeia júnior, ficou em terceiro lugar no Mundial Júnior no mês de outubro e ainda foi vice-campeã no Grand Slam de Paris.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A luta começou com a francesa indo para cima de Beatriz Souza. Mas ela soube se defender bem e conseguiu um waza-ari ainda no primeiro minuto. Depois disso, a brasileira administrou bem o combate. Conseguiu forçar dois shidôs para a adversária, que não conseguiu encaixar nenhum golpe e viu Bia garantir a medalha de ouro.
O título no Grand Slam de Abu Dhabi de judô marca o retorno de Beatriz Souza ao Circuito Mundial, iniciando o ciclo rumo à Paris-2024. Vale lembrar que ela protagonizou uma das disputas mais acirradas pela vaga olímpica em Tóquio com Maria Suelen Altheman. Aos 23 anos, ela começa o novo ciclo, então, embalada por esse ouro, depois de ter vencido a Copa Brasil Interclubes de Judô com o Pinheiros, no qual foi eleita a melhor atleta feminina da competição.