O Brasil encerrou o sábado (6) e segundo dia do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, ainda sem medalhas conquistadas no evento. Mas foi por pouco. Donas das melhores campanhas do dia, Milena Silva (-70kg) e Gabriela Moraes (-63kg) chegaram a disputar o bronze na repescagem, mas perderam o combate final, terminando na quinta colocação.
Começando o torneio diretamente das quartas de finais, Milena Silva começou bem a competição com uma vitória diante da britânica Kelly Pollard com um waza-ari. Na semi, a adversária foi a croata Lara Cvjetko. Num confronto equilibrado, a luta foi para o golden score, vencido pela judoca europeia, levando a brasileira para a repescagem. Na luta valendo o bronze, a brasileira acabou projetada pela alemã Miriam Butkereit, encerrando a sua campanha na quinta colocação.
+ Takabatake é o destaque do Brasil no primeiro dia do Grand Slam de Baku
Já Gabriela Moraes abriu a sua campanha com uma vitória por ippon diante da atleta da casa, Aytaj Gardashkhanli do Azerbaijão. Na fase seguinte, a adversária, a britânica Lucy Renshall, conseguiu a vitória na mesma moeda, empurrando a brasileira para a repescagem. O primeiro passo pela medalha veio com uma vitória sobre a alemã Agatha Schimdt, mas acabou com a batida na chave de braço aplicada pela japonesa Megumi Horikawa, que ficou com o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O dia ainda contou com três representantes masculinos no tatame, porém nenhum deles conseguiu uma boa campanha. Quem conseguiu o melhor resultado foi Gabriel Falcão (-73kg) , que conquistou a única vitória masculina no dia ao derrotar o britânico Daniel Powell. No entanto, o brasileiro acabou caindo na sequência para o russo Ayub Khazhaliev. Na mesma categoria, Gustavo Siqueira perdeu na estreia para Jumber Meladze da Gerórgia. Já Edu Ramos (-91kg) foi derrotado por François Gauthier do Canadá na luta de abertura.
Neste domingo, os judocas peso pesado entram no tatame no Azerbaijão com seis representantes brasileiros na disputa. São eles: Sibilla Faccholi (+78kg), Igor Morishigue (90kg), Giovanni Ferreira (90kg), André Humberto (100kg), William Souza Jr (100kg) e Tiago Palmini (+100kg)