A brasileira Rafaela Batista, de apenas 18 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de judô, disputado em Olbia, na Itália, entre esta quarta-feira (6) e domingo (10). Ela venceu por ippon quatro das cinco lutas que fez, inclusive sobre francesa Lea Beres ainda nos primeiros 30 segundos do duelo que valia o pódio. Aléxia Nascimento e Matheus Pereira foram os outros dois judocas a representar o país no primeiro dia do torneio e ambos ficaram na sétima colocação. As categorias de base do judô vão dos 15 aos 20 anos do atleta, sendo o Cadete até 17.
“Foi incrível! Estou sentindo uma felicidade enorme. Foram lutas duras, muito difíceis, mas graças a Deus e ao esforço que tenho feito, o resultado saiu”, contou Rafaela. “Dedico essa medalha ao meu irmãozinho e ao sensei Rafael por sempre acreditar em mim”, acrescentou a atleta do Instituto Santa Cruz de Esportes, no Rio de Janeiro, onde é treinada pelo sensei Rafael Barbosa. Ela conheceu o judô aos 9 anos, na escola, como atividade complementar aos estudos, e seguiu no esporte. Entre os principais resultados estão o ouro no Meeting Nacional Sub-18 de 2020 e o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, de 2019.
Rota da medalha
Sétima do ranking júnior na categoria até 48kg, Rafaela Batista estreou na rodada inicial e venceu Monica Reyes, dos Estados Unidos, e depois a romena Giorgia Hagianu nas duas primeiras lutas. Nas quartas de final encarou a número três do mundo, a russa Irena Khubulova, e travou um duelo de quase sete minutos. A brasileira tomou um waza-ari, empatou e só caiu aos três minutos do golden score, resultado que a colocou na repescagem. Lá venceu a espanhola Gemma Maria Gomez, novamente aplicando o golpe perfeito, classificando-se para a disputa da medalha de bronze do Mundial Júnior de judô contra Lea Beres, a sexta do mundo.
Sétimos lugares
Aléxia Nascimento, de 19 anos, também chegou na repescagem da até 48 quilos, mas ao contrário de Rafaela perdeu e encerrou a participação dela com uma sétima colocação. Quinta no ranking júnior da categoria, ela entrou na competição pela segunda rodada, onde venceu no golden score a russa Marina Vorobeva nas punições. A seguir, já nas quartas de final, pegou a mesma Lea Beres que enfrentaria Rafaela na disputa do bronze. Também foi derrotada, nas penalidades, e direcionada para a repescagem, onde foi superada pela italiana Asia Avanzato por waza-ari.
Matheus Pereira, com 19 anos e terceiro do mundo no 66 quilos da categoria, venceu por ippon as duas primeiras lutas sem perder muito tempo. Primeiro pegou o português Miguel Gago, já valendo pela segunda rodada da chave, e aplicou o golpe perfeito ainda nos primeiros trinta segundos. Depois levou menos de um minuto para superar o cipriota Louka Loukas. A seguir, pelas quartas, enfrentou o alemão Lennart Slamberger e perdeu por waza-ari, sendo direcionado para a repescagem, onde voltou a perder, mas para o mexicano Robin Jara nas penalidades.
Mais Brasil no Mundial Júnior de judô
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além de Rafaela Batista, Aléxia Nascimento e Matheus Pereira, dez atletas brasileiros competem no Mundial Júnior de judô. Thayane Lemos (57kg), Nauana Silva (63kg) e Gabriel Lira (73kg) lutam nesta quinta-feira (7) no Mundial Júnior de judô. Na sexta (8) é a vez de Luana Carvalho (70kg), Marcos Santos (81kg) e Victor Hugo Nascimento (90kg). Eliza Ramos (78kg), Beatriz Freitas (78kg) Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg) competem no sábado (9). O último dia, domingo (10) é reservado para o torneio por equipes. O torneio, o principal competição da Federação Internacional para categorias de base desde 2019, dá 500 pontos paras os campeões no ranking júnior e mais 700 no adulto, essa última mesma pontuação de uma etapa de Grand Prix. Assista ao vivo toda a competição aqui pelo OTD.