O sábado (14) foi de bastante ação para os judocas brasileiros no Campeonato Pan-Americano Sub-21 de Judô. Ao final de um intenso dia de competições, o Brasil saiu com oito medalhas no feminino (quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze) e seis medalhas no masculino (cinco ouros e um bronze).
Judô do BRASIL é campeão geral do Pan-Americano Júnior Cali 2021 com 9🥇, 2🥈 e 3🥉
— CBJ (@JudoCBJ) August 15, 2021
Evento marcou retorno da seleção Sub-21 às competições internacionais e distribuiu pontos no ranking classificatório para os Jogos Pan-Americanos Júnior @CaliValle2021 @timebrasil @cp_judo pic.twitter.com/7LD4FOQghp
-Com 13 olímpicos, equipe do Mundial de piscina curta e definida no José Finkel
Mulheres começaram com tudo
Pela manhã, foram disputadas apenas as categorias femininas. Das 9 judocas brasileiras em disputa, sete foram às semifinais: Rafaela Batista e Alexia Nascimento (até 48kg), Thayane Lemos ( até 57kg), Luana Carvalho (até 70kg), Nauana Silva ( até 63kg), Beatriz Freitas e Elisa Ramos (até 78kg).
Semis e finais
Pan Sub-21 Feminino | Resultado Final: 4🥇2🥈2🥉 #BaseCBJ
— CBJ (@JudoCBJ) August 14, 2021
48kg
Aléxia Nascimento 🥇
Rafaela Batista 🥈
52kg
Jaqueline Nascimento 5º
57kg
Thayane Lemos 🥇
63kg
Nauana Silva 🥉
70kg
Luana Carvalho 🥇
78kg
Eliza Ramos 🥇
Beatriz Freitas 🥈
+78kg
Luana Oliveira 🥉 pic.twitter.com/U7BpeKUUCn
Alexia Nascimento e Rafaela Batista foram as primeiras a se garantir na final, garantindo o ouro e a prata ao brasil na categoria até 48kg. No duelo entre as duas, melhor para Alexia, que levou o primeiro ouro do dia.
A segunda medalha dourada veio com Thayane Lemos na até 57kg. Após vencer a equatoriana Astrid Gavidia na semifinal, a brasileira não deu chances para a colombiana Nikol Pencue.
Na sequência, na categoria até 63kg, Nauana Silva levou um ippon de adversária colombiana na semifinal e foi disputar o bronze. Diante da equatoriana Edith Ortiz, a brasileira conseguiu a primeira de bronze do Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-21 de Judô
Já na categoria até 70kg, Luana Carvalho bateu a colombiana Sairy Carvalho para chegar a decisão. O ouro contra a venezuelana Aguiar veio com um ippon após dois minutos de golden score.
Beatriz Freitas e Eliza Ramos deram show. ao vencer respectivamente a americana Katherine Hrubes e a cubana Gorguet Maidelines, as duas fizeram uma final verde amarela, vencida por Eliza.
Fechando a disputa feminina, Luana Oliveira, que havia caído na primeira luta, foi bem na repescagem e venceu duas seguidas, decidindo o bronze com a venezuelana Amarantha Urdaneta. Por ippon, levou a segunda de bronze do país no Campeonato Pan-Americano Sub-21 de Judô
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Masculino no pódio
Pan-Americano Sub-21 Masculino | Resultado Final: 5🥇1🥉 🇧🇷🥋
— CBJ (@JudoCBJ) August 15, 2021
60kg
Luis Henrique Coelho 5º
66kg
Matheus Pereira 🥇
73kg
Gabriel Lira 🥇
81kg
Marcos Santos 🥇
90kg
Victor Hugo Nascimento 🥉
100kg
Kayo Santos 🥇
+100kg
Daniel Silva 🥇#BaseCBJ pic.twitter.com/nQ3AnQVwfm
Assim como aconteceu com o feminino, a equipe masculina do Brasil também foi em peso ao pódio do Pan-Americano júnior de judô. Na disputa até 66kg, Matheus Pereira ficou com a medalha de ouro. Depois de vencer duas lutas, o brasileiro teve pela frente o mexicano Robin Jara na semifinal e saiu com a vitória. Na decisão, Matheus mediu forças contra Byron Guillen, da Venezuela, e saiu com o triunfo por ippon.
Na categoria até 73kg, Gabriel Lira também subiu no lugar mais alto do pódio. Na semifinal do Pan-Americano júnior de judô, o brasileiro superou Jose Espinosa, do México, por ippon. Na decisão, Gabriel teve como adversário o equatoriano Mathias Coronel. No confronto, Lira precisou de apenas 50s para sair com o triunfo por ippon e ficar com o ouro.
Já na disputa até 81kg, mais uma vez o ouro foi brasileiro. Marcos Santos superou o americano Dominic Rodriguez por ippon em pouco mais de um minuto na semifinal. Na decisão, contra o peruano Javier Bobadilla, o brasileiro usou menos de um minuto e meio para voltar a vencer por ippon e ficou com o ouro.
Na categoria até 100kg, Kayo Santos foi o representante brasileiro e subiu no lugar mais alto do pódio. Na semifinal, o judoca venceu o mexicano Angel Garcia. Na decisão, contra o paraguaio Ezequiel Bareiro, Kayo saiu com o triunfo por ippon e ficou com o ouro no Pan-Americano júnior de judô.
Na disputa entre os atletas mais pesados, Daniel da Silva foi ouro. Na semifinal, o brasileiro superou o chileno Jose Mera por ippon e avançou para a decisão. Na final, Daniel teve vida dura contra o argentino Alejo Burgos e só conseguiu a vitória no golden score, ficando com o ouro para o Brasil no Pan-Americano de júnior judô.
Na categoria até 90kg, Victor Hugo Nascimento acabou com o bronze. Derrotado nas quartas de final, o brasileiro caiu para a repescagem e venceu dois adversários para se garantir na disputa da medalha. Nela, o Victor Hugo superou o venezuelano Juan Diaz e ficou com o terceiro lugar.