Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva explica motivo dos maus resultados em 2017

Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Rafaela Silva credita maus resultados, em 2017, à fama pós-medalha na Rio-2016.

Após a Olimpíada de 2016 Rafaela Silva virou quase uma celebridade. Por onde passa, chama a atenção e virou ídolo da criançada. No entanto, em seu ano pós-olímpico, a judoca teve dificuldades para obter bons resultados à altura da expectativa criada em cima dela. No mundial realizado em Budapeste no final de agosto, por exemplo, ela foi eliminada na primeira luta. Muitos motivos foram especulados, porém, em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Rafa abriu o jogo e contou a real razão de sua queda de rendimento.

“Depois de ganhar uma medalha olímpica eu tive muitas entrevistas, muitos eventos…”

“Eu não estou em dos meus melhores momentos como atleta. Depois de ganhar uma medalha olímpica eu tive muitas entrevistas, muitos eventos com patrocinador. Então, eu não consegui retomar ainda a minha rotina de treino para chegar bem e ter um bom desempenho nas competições. Eu acho que é por isso que eu tive esses resultados, que não foram tão bons no ano de 2017.”

A falta de tempo de treinamento parece um fator muito importante. O ritmo não é o mesmo da Olimpíada de 2016. E Rafaela parece bem tranquila ao afirmar isso. Ela sabe aonde está o problema e o que fazer para melhorar.

“Pelo que eu consegui treinar os resultados foram além do esperado…”

Atualmente, Rafa é a 6ª do ranking até 57 quilos. Ela já chegou a ser segunda após o bronze no Grand Slam de Ecaterimburgo. Além dessa medalha, Rafaela também conquistou a prata no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia.

“Nenhum atleta de alto rendimento espera um resultado desse, mas pelo que eu consegui treinar, nesse ano de 2017, foi além do esperado.”

Rafaela também contou o que mudou em sua vida, além do excesso de compromissos:

“Aumentou a cobrança nos treinos, nas competições…Eu consigo também agora fazer algumas palestras, contando minha história de vida, de superação, para motivar as pessoas. Com essas palestras eu consigo tirar um dinheiro a mais para me ajudar nessa crise”.

Próximos desafios

Rafaela Silva agora volta a competir no dia 7 de outubro no Troféu Brasil, já que todos os atletas da seleção precisam participar de um campeonato nacional por ano, e no Grand Slam de Abu Dhabi, entre 26 e 28 de outubro.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô