8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil vai ao pódio com quase todo mundo na estreia do Pan do México

Dos nove brasileiros que lutaram no primeiro dia do Pan-Americano do México, sete foram ao pódio

Pan-Americano de Judô William Lima pódio
Ketleyn Quadros venceu os 63kg (Abelardo Mendes Jr/arquivo)

Sete dos nove brasileiros que lutaram no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado no México nesta quinta-feira (15), conquistaram medalhas. No total, foram 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Os campeões recebem 700 pontos, os vices, 490, e os terceiros colocados ficam com 350 na soma para o ranking mundial, base da definição dos classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Larissa Pimenta (52kg), do Time Ajinomoto, conquistou o primeiro ouro do dia ao vencer por ippon Angelica Delgado, dos Estados Unidos.

O segundo foi para William Lima (66kg), também do Time Ajinomoto, derrotando o cubano Orlando Polanco por ippon, somando dois waza-aris. Ketleyn Quadros (63kg) fechou o dia vencendo, por waza-ari, a final contra Prisca Alcaraz, do México.

Gabriela Chibana e Nathalia Brigida fizeram prata e bronze, respectivamente, na categoria até 48 quilos. Chibana disputou a final contra a chilena Mary Vargas Ley e perdeu nas punições. Já Brigida conquistou o lugar no pódio derrotando, por imobilização, a guatemalteca Jacqueline Solis.

Nos 57kg, o resultado foi semelhante. Bronze para Jessica Pereira, que venceu a mexicana Julieta Perez por imobilização, e prata para Ketelyn Nascimento, derrotada na decisão nas punições para a cubana e Arnaes Garcia.

Renan Torres (60kg) e Aléxia Castilhos (63kg) chegaram a lutar pela medalha de bronze, mas perderam para o mexicano Moises Rosado e para Alisha Galles, dos Estados Unidos, e ficaram com a quinta colocação, levando 252 pontos cada.

Pan-Americano de Judô Ketleyn Quadros medalha ouro
Ketleyn Quadros foi campeã da categoria até 63kg (Vanessa Zambotti/CPJ)

A competição segue nesta sexta (16), com mais oito brasileiros no segundo e último dia. Lutam Ellen Santana (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg). Esse é o segundo Pan-Americano de Judô em menos de seis meses, uma das consequências do impacto da pandemia da covid-19 no calendário. Porém, apenas o melhor resultado entre os dois conta na pontuação do ranking mundial.

Classificatórias

Gabriela Chibana foi a primeira a entrar no tatame e venceu por ippon a panamenha Nemesis Candelo. A vitória colocou a brasileira já na semifinal. Na mesma categoria, Nathalia Brigida também passou pela estreia, waza-ari no golden score contra a equatoriana Luz Pena, e também foi para a semifinal. Lá, Chibana pegou a dominicana Estefania Soriano, venceu por waza-ari e foi para a final. Já Nathalia Brigida enfrentou, e perdeu por ippon, a chilena Mary Dee Vargas Ley.

Larissa Pimenta foi cabeça de chave e entrou apenas na segunda rodada, enfrentando a equatoriana Aracely Barrionuevo. O combate foi para o golden score e a brasileira ganhou nas punições. A seguir, venceu Katelyn Jarrell, dos Estados Unidos, na briga por uma vaga na final.

Na categoria até 57kg, Jéssica Pereira e Ketelyn Nascimento fizeram uma das semifinais, com vitória por ippon de Ketelyn. Para chegar lá, Jéssica passou por Cynthia Rahming, das Bahamas, e a compatriota derrotou a canadense Kelly Deguchi.

+ Antonio Tenório tem alta do hospital depois de ir para UTI com covid

Já na categoria até 63kg do Pan-Americano de judô, tanto Aléxia Castilhos quanto Ketleyn Quadros passaram pela estreia com vitórias por ippon em menos de 30 segundos. Aléxia bateu a equatoriana Estefania Garcia e Ketleyn derrotou a mexicana Sofia Arevalo. A seguir, elas se enfrentaram na semifinal e deu Ketleyn nas punições.

Masculino

No masculino, Renan Torres passou pela primeira luta com um waza-ari logo no início do golden score, contra o guatemalteco Jose Ramos. A seguir, na semifinal, parada dura contra o equatoriano Lenin Preciado e derrota no tempo extra por waza-ari.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Já William Lima estreou em uma luta dura contra Ari Berliner, dos Estados Unidos, mas o brasileiro, com um waza-ari no golden score, venceu após muito desgaste. A seguir, passou pelo dominicano Wander Mateo, por ippon, e foi para a final.

Mais em Judô