O Brasil conquistou oito medalhas neste sábado (21), segundo dia de disputa do Pan-Americano de judô, disputado em Guadalajara, no México. Maria Portela e Maria Suelen conquistaram os dois ouros do dia, enquanto Eduardo Yudy, Rafael Macedo, Rafael Buzacarini, Beatriz Souza e Rafael Silva foram prata, e David Moura ficou com a medalha de bronze.
Primeira brasileira a entrar no tatame no dia, Maria Portela começou com o pé direito vencendo a mexicana Jessica Gallegos. Na sequência, a lutadora bateu a venezuelana Elvismar Rodriguez para chegar à decisão; Na luta pelo ouro, Maria Portela conseguiu a revanche de 2019 sobre a porto riquenha Maria Perez e conquistou o ouro na categoria até 70kg.
CHUVA DE MEDALHAS!
Fechamos o segundo e último dia de disputas individuais com mais OITO MEDALHAS!
Na competição inteira, o Brasil conquistou 14 pódios e liderou o quadro geral!
AMANHÃ TEM EQUIPES A PARTIR DAS 13H (Brasília)!
Ao vivo e gratuito pelo https://t.co/V6ikRyE1Eh pic.twitter.com/jXmkqCsobM
— #SempreJudoca (@noticiascbj) November 22, 2020
Na categoria acima de 78kg, Maria Suelen e Beatriz Souza venceram os seus primeiros combates contra Yuliana Bolivar (PER) e Nina Cutro-Kelly (USA) e garantiram uma final brasileira no México. Na decisão, Maria Suelen conseguiu projetar Bia por ippon para conquistar, pela primeira vez, o título no Pan-Americano de judô e deixar a prata para a sua companheira.
Homens conquistam quatro pratas e um bronze, mas Baby sofre lesão
Lutando na categoria de atletas com mais de 100kg, Rafael Silva e David Moura começaram bem e garantiram presença na semifinal, em que apenas Baby conseguiu vencer, ao superar o venezuelano Freddy Figueroa. Já David Moura foi superado pelo cubano Andy Granda e caiu para a disputa do bronze.
A boa campanha de Rafael Silva, atleta do Time Ajinomoto foi encerrada de maneira prematura, já que o atleta precisou abandonar ao sentir uma lesão muscular na coxa e encerrar com a prata. David Moura por sua vez bateu o Pedro Pineda, da Venezuela e ficou com o bronze.
+ Brasil leva seis medalhas no primeiro dia do Pan do México
Lutando na categoria até 81kg, Eduardo Yudy começou bem ao derrotar o peruano Jesus Gavidia e avança às semifinais do Pan-Americano de judô, em que derrubou o argentino Emanuel Lucenti. Na decisão, foi imobilizado por Adrian Gandia, de Porto Rico e ficou com a prata.
Entre os lutadores até 90kg, Rafael Macedo iniciou a sua campanha vencendo Daryl Yamamoto, do Peru. Na semifinal o rival foi o canadense Mohab Elnahas com nova vitória do brasileiro. Na luta valendo o título, Rafael parou no waza-ari do cubano Ivan Felipe Silva Morales e garantiu a prata.
+ Categoria nova é pra tentar Tóquio e também Paris, diz Jéssica
Na disputa entre lutadores de até 100kg, Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini se enfrentaram logo de cara por uma vaga na decisão. Melhor para Rafael, que venceu nas punições e avançou. Porém, o brasileiro sofreu um ippon de Shady El Nahas (CAN) na final e ficou com o vice-campeonato. Na repescagem, Léo Gonçalves foi superado por Roberto Florentino (DOM), encerrando a sua participação na quinta colocação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com isso, o Brasil fechou as disputas individuais do torneio com 14 pódios nos dois primeiros dias do Pan-Americano de judô. No domingo (22), a competição prevê a disputa por equipes.