A IJF (Federação Internacional de Judô) optou por cancelar o Grand Slam de judô em Tóquio, que estava programado para acontecer entre os dias 11 e 13 de dezembro. Segundo o portal “Kyodo News”, a decisão foi tomada por causa da preocupação de ocorrer uma nova onda de infecções por coronavírus no país, colocando em risco a Olimpíada de Tóquio-2020.
Desta forma, Yasuhiro Yamashita, chefe da Federação de Judô do Japão e presidente do Comitê Olímpico do país , e Marius Vizer, e o presidente da IJF, concordaram que, caso o evento levasse a infecções em massa pelo coronavírus, poderia prejudicar a Olimpíada de Tóquio, no próximo ano.
+Brasil terá 19 atletas em torneio amistoso em Portugal
O Grand Slam de Tóquio era uma das três competições confirmadas pela FIJ para o retorno do calendário mundial, paralisado pela pandemia de coronavírus. Nenhum torneio foi realizado desde que o Grand Prix de Rabat, em 6 de março, foi cancelado.
A primeira competição do retorno seria o Grand Slam de Budapeste, no fim de outubro. A terceira é o Masters, que acontecerá no início de 2021 em Doha, no Catar. Vale lembrar que tais eventos garantem pontos para a corrida olímpica de Tóquio-2020.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Além disso, a entidade segue ressalta que monitorar de perto a situação mundial da pandemia de coronavírus. Assim, pode fazer alterações nas datas e na qualificação olímpica de acordo com o cenário global.