Nesta semana, a IJF (Federação Internacional de Judô), divulgou o protocolo para a retomadas das competições durante a Covid-19. Mesmo com a ideia de voltar prevista para setembro, os torneios seguem sem data definida. A entidade definiu regras como apresentação dos exames de coronavírus, uso de máscara em todos os ambientes e distanciamento social.
O documento especifica quais serão as medidas de prevenção e de segurança obrigatórias para competições do circuito como Grand Prix, Grand Slam e World Masters
O comunicado da IJF, contudo, destaca que “este protocolo se aplica enquanto ainda não há vacinação generalizada no mundo e as taxas de infecção locais permitem, sob estritas medidas de proteção, a realização de eventos”.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A entidade máxima do judô exige ainda que todos os atletas devem ser testados ao chegarem nos locais dos eventos.
“O Comitê Organizador Local (COL) deve organizar e financiar um serviço de controle Covid-19 com pelo menos 1 (um) teste PCR por participante, a ser realizado imediatamente após a chegada, preferencialmente em estação de testes instalada nas instalações do aeroporto. Os resultados dos testes devem ser garantidos pelo COL em até 24 horas. Até a obtenção do resultado do teste, todos os participantes deverão permanecer em seus quartos de hotel, onde também serão asseguradas as refeições até o recebimento do resultado do teste.”
+ Mayssa lesiona joelho e não disputa finais da Copa da Rússia
Alguns pontos do protocolo da IJF
• Apresentar, na chegada, pelo menos dois (2) atestados médicos individuais negativos para Covid-19 (teste PCR feito no máximo 5 dias antes da chegada com intervalo de 48 horas); e uma declaração individual que ateste a ausência de sintomas por pelo menos 14 dias (ver Apêndice 1). Os atestados devem ser em inglês ou bilíngue, com o inglês como um dos idiomas.
• Use sempre uma máscara. Exceções: atletas no tatame durante a competição, onde é proibido e atletas no aquecimento, onde fica à escolha dos atletas;
• Distância de 1,5 m em todos os momentos, exceto para os competidores durante suas competições e durante o aquecimento com UM PARCEIRO;
• Submeter-se à medição de temperatura sem contato pelo organizador na chegada ao ponto de entrada no país, nas instalações de hospedagem, em todo o local da competição e em qualquer local oficial do Evento, para ser aceito por toda a população credenciada.