Gabriella Moraes medalhou para o Brasil na categoria até 63kg do Campeonato Mundial Cadete de Judô, disputado em Santiago, no Chile
A brasileira Gabriella Moraes conquistou uma medalha de prata para o Brasil no Mundial Cadete de Judô. Campeã pan-americana, Gabriella subiu aos tatames nesta sexta-feira (11) pela categoria até 63kg. Ela superou a norte-coreana Su Yon Kim nas semifinais, mas não conseguiu passar pela japonesa Ayano Yuki na briga pela medalha de ouro. Confira as lutas do dia na íntegra no vídeo acima.
A campeã pan-americana enfrentou Su Yon Kim, da Coreia do Norte, pelas semifinais até 63kg. O confronto terminou mais cedo devido a uma lesão sofrida por Kim. A norte-coreana foi punida ainda na primeira metade da luta. Gabriella aproveitou o embalo e conseguiu derrubar a adversária, garantindo um wazari. O golpe, no entanto, feriu a coreana no joelho esquerdo. Ela não conseguiu voltar a lutar e teve que ser levada de maca para fora do tatame. O resultado mandou Gabriella Moraes para a final.
Gabriella, no entanto, não conseguiu vencer a japonesa Ayano Yuki na final. O confronto entre as duas judocas foi cheio de ataques por parte das duas lutadoras, que tentavam subjugar a adversária em busca do ouro. Gabriella chegou a ser punida com um shido no tempo regulamentar, mas a luta foi para o golden score. Com menos de 30 segundos de prorrogação, no entanto, a brasileira sofreu outra punição e ficou com a medalha de prata.
Thayane Lemos
A também brasileira Thayane Lemos não conseguiu nenhuma medalha para o Brasil. A judoca disputava a categoria até 57kg, mas não conseguiu passar pela sul-coreana Juhee Kim na semifinal. Na disputa pelo bronze, Thayane perdeu para a italiana Giovanna Fusco.
A semifinal até 57kg foi disputada entre Thayane Lemos e a sul-coreana Juhee Kim. A luta foi disputada entre as duas judocas, que se estudaram bastante durante os dois primeiros minutos. O confronto seguiu sem grandes chances para nenhuma das atletas, até que, a 43 segundos do final do tempo regulamentar, Kim conseguiu derrubar e imobilizar a brasileira. A coreana ainda sofreu dois shidos até o fim do duelo, mas as punições não foram suficientes para que Thayane conseguisse a vaga na final. Com isso, a brasileira disputaria o bronze.
Thayane Lemos foi derrotada pela italiana Giovanna Fusco em disputa pela medalha de bronze da categoria até 57kg. A luta foi equilibrada entre as duas atletas. No tempo regulamentar, Thayane foi punida com um shido, mas nenhuma das atletas conseguiu pontuar. Com isso, o duelo foi para o golden score. A luta terminou com cerca de 3 minutos de prorrogação, quando a brasileira foi imobilizada e bateu no tatame.
Classificatórias
Dos seis representantes brasileiros que entraram em ação nesta sexta-feira pelo Mundial Cadete de Judô, apenas Gabriella Moraes (63kg) e Thayane Lemos (57kg) conseguiram brigar por medalhas. As duas atletas se classificaram para as semifinais.
Na categoria até 63kg, Gabriella Moraes, campeã pan-americana da categoria, derrotou a Anetta Mosr, de Luxemburgo, por ippon, depois de aplicar dois wazzaris. Na luta seguinte, contra a mexicana Itzel Pecha, bronze no pan-americano, ela aplicou um wazzari e saiu como vencedora. Já contra Pei Chun Yuan, de Taiwan, bronze no campeonato asiático, venceu por ippon e avançou para a semifinal.
Na categoria até 57kg, Thayane Lemos estreou com ippon sobre a mongol Tserendolgor Tsedenjav, atual campeã asiática. Na luta seguinte, contra a equatoriana Daphne Echanique, o resultado positivo só veio no golden score e por shido. Com o resultado, ela avançou para as quartas-de-final, etapa em que eliminou Habibe Afyonlu, da Turquia, por ippon também no tempo extra.
O dia dos brasileiros
Já Bruna Bereza, campeã pan-americana da categoria, foi eliminada na primeira rodada pela japonesa Haruka Nakaya por ippon.
Na categoria até 73kg, Marcelo Gomes derrotou o mongol Adiyasuren Batkhuyag por ippon com 10 segundos de luta e depois despachou o norte-americano Jackson Butler com três wazzaris. Contra o geórgio Lasha Bekauri, atual campeão europeu da categoria, ele levou um ippon controverso após a aplicação orignal de um wazzari e foi eliminado.
Já Guilherme Schimidt, bronze no campeonato pan-americano da categoria, ficou de bye na primeira rodada e depois, contra o turco Muhammed Koc, vencedor da Copa Europeia da categoria, perdeu ao fim do golden score por ter sofrido dois shidôs durante a luta.
Na categoria até 81 kg, Nuciano Santos Junior, bronze no campeonato pan-americano da categoria, levou dois wazzaris e um ippon de Eugen Matveiciuc, da Moldávia, que foi bronze no campeonato europeu, e foi eliminado.