O COB (Comitê Olímpico do Brasil) elaborou o programa ‘Missão Europa’ e o judô será uma das modalidades contempladas na primeira viagem, que deve ser realizada no dia 10 de julho. Nesta sexta-feira (19), a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) definiu os 28 judocas para o período de treinos em Portugal, solução encontrada para a retomada das atividades durante a pandemia de coronavírus pensando nos Jogos de Tóquio.
+ Baby quer manter 100% e mudar cor da medalha na casa do judô
“Acho que essa ida a Portugal, com uma equipe em ambiente controlado, é a melhor maneira de se adaptar a esse momento. Estou confiante em poder fazer um treino específico de judô, que tem sido a minha maior dificuldade aqui em São Paulo, onde moro”, projetou Rafael Silva, o Baby, atleta do peso pesado e dono de duas medalhas de bronze olímpicas, em Londres-2012 e Rio-2016.
Para essa etapa de treinos, a CBJ escolheu os judocas que estão na briga por uma vaga olímpica e eles terão a companhia de atletas de apoio. A seleção está composta por 14 homens e 14 mulheres, sendo que eles tiveram a opção de atender ou não à convocação. Em abril, Baby contou ao Olimpíada Todo Dia que estava sendo complicado treinar na quarentena.
+ Federação internacional fala em volta de torneios em setembro
“Fica difícil colocar tatame dentro de casa, então estou usando um match, um tapete, pra fazer as entradas de golpe do judô. Minha esposa é judoca também, então isso facilita um pouco. Ela coloca o quimono e dá pra gente fazer alguns exercícios de judô, sim. Mas sem tatame e sem conseguir derrubar. Esse tipo de coisa faz falta”.
Quatro medalhistas olímpicos entre os convocados
Além de Rafael Silva, a lista de convocados conta com mais três medalhistas olímpicos. As judocas Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-2008, Sarah Menezes, ouro em Londres-2012, e Mayra Aguiar, bronze em Londres 2012 e Rio-2016, estarão na equipe que partirá rumo a Portugal. Eles treinarão no centro de treinamento de Coimbra com a seleção portuguesa de judô até o dia 23 de agosto.
+ Medalhistas olímpicos pedem participação política dos atletas
A delegação passará por exames e testes de identificação de coronavírus antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir as exigências de segurança das autoridades portuguesas. Em um primeiro momento, os judocas ficarão concentrados até 14 de julho no centro de treinamento de Rio Maior, sem contato com pessoas de fora da delegação. Somente em seguida é que partirão para Coimbra.
“A gente está atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas desse ambiente para outro em que eles se sintam melhor, que possam realmente se movimentar e treinar, será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta”, avaliou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.
+ Na história: Os 7 nipo-brasileiros medalhistas olímpicos
“Teremos a quase totalidade dos principais judocas do Brasil nessa missão e um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno após três meses de confinamento seja seguro. Agradecemos muito ao Comitê Olímpico do Brasil e ao presidente Paulo Wanderley pela oportunidade”, completou o dirigente, que chefiará a equipe de judocas em Portugal.
Pesados em lados opostos
Os judocas da categoria pesados estão de lados opostos. Entre os homens, Rafael Silva, sexto colocado no ranking mundial, estará na delegação. Por outro lado, David Moura, nono lugar, optou por permanecer no Brasil, na cidade de Cuiabá (MT).
Já entre as mulheres, Bia Ferreira, sexta melhor do mundo, aceitou o convite para a fase de treinos em Portugal, enquanto Maria Suelen Altheman, quinta no ranking, seguirá treinando no Brasil.
“Acho que o pessoal encontrou uma saída maravilhosa, principalmente para quem não está conseguindo treinar. Eu tenho uma galera só para treinar comigo, talvez até melhor do que estava (antes da pandemia). Tem uma academia em casa, particular, e meus irmãos que estão treinando comigo. Eu e minha equipe avaliamos que seria melhor me manter aqui porque não sabemos o quão forte serão os treinos lá”, disse David Moura ao OTD.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“O pessoal vai ter de ficar de quarentena alguns dias antes de começar a treinar, então avaliamos que é o momento de manter o treino aqui. Foi uma decisão da minha equipe que avalio que está certa para o meu caso. Claro que para a galera que não está treinando já é muito bom. Eu já tenho uns sete ou oito pesos pesados para treinar comigo, enfim”, acrescentou o judoca, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.
Lista de judocas na ‘Missão Europa’
Equipe Feminina
- Nathália Brígida (48kg/Sogipa/FGJ)
- Gabriela Chibana (48kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Larissa Pimenta (52kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação/FJERJ)
- Sarah Menezes (52kg/CRFlamengo/FJERJ)
- Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
- Alexia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ)
- Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
- Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)
- Ellen Santana (70kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)
- Samanta Soares (78kg/ADSão Caetano/FPJudo)
- Beatriz Souza (+78kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação/FJERJ)
Equipe Masculina
- Eric Takabatake (60kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Phelipe Pelim (60kg/ ECPinheiros/FPJudo)
- Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
- Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)
- Willian Lima (66kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
- David Lima (73kg/Sogipa/FGJ)
- João Pedro Macedo (81kg/Sogipa/FGJ)
- Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
- Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ)
- Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
- Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
- Rafael Silva “Baby” (+100kg/ECPinheiros/FPJudo)
- Thiago Palmini (+100kg/Minas Tênis Clube/FMJ)