O Brasil teve bons resultados no Pan Americano de Judô que acontece em Bariloche, na Argentina. Até o momento, os brasileiros conquistaram quatro ouros, três bronzes e uma prata. A competição continua neste domingo (8).
Ouro no masculino
Willian Lima venceu as três lutas e ficou em primeiro lugar na categoria até 66 kg. O brasileiro venceu todas as lutas com ippon. Os adversários foram o argentino Joaquin Tovagliari, o americano Ari Berliner e o chileno Sebastian Perez.
Michael Marcelino também ficou em primeiro lugar na categoria até 73 kg. Assim como Willian, o judoca venceu todas as lutas com ippon. Nas classificatórias, o brasileiro enfrento Franco Toscanni, do Chile. Na semifinal, foi a vez do argentino Facundo de Lucia. E, na final, seu conterrâneo Charles Chibana, que, consequentemente, ficou com o segundo lugar.
Renan Torres ficou com o terceiro lugar na categoria até 60 kg. Para conquistar o bronze, o brasileiro teve que enfrentar quatro adversários.
O primeiro, nas classificatórias, foi o argentino Alexis Taira. Torres derrotou Taira com um ippon, faltando 1:58 para o final. Ainda nas classificatórias, Renan enfrentou o guatemalteca Jose Ramos, vencendo também por ippon, em menos de 10 segundos de luta.
Já na semifinal, Renan perdeu para Steven Morocho. O equatoriano venceu com um ippon, faltando 2:28 para o final. Para ficar com o terceiro lugar, o brasileiro ganhou do argentino Carlos Maldonado com um ippon.
Mais ouro no feminino
No feminino, Maria Taba ficou em primeiro lugar após três lutas. A primeira, contra a argentina Ludmila Pisciotto, e a segunda, contra a chilena Elizabeth Segura, foram conquistadas com um ippon.A terceira, contra a peruana Brillith Gamarra, foi vencida com um waza-ari.
Quem também ficou em primeiro lugar foi Gabriella Moraes, que venceu as equatorianas Celinda Corozo e Edith Ortiz, e a argetina Agustina de Luca, todas com ippon.
Na mesma categoria, Samara Oliveira ficou com o terceiro lugar. Em três lutas, foram duas vitórias e uma derrota. A brasileira disputou o bronze com a argentina Belen Tittareli.
Na categoria até 48 kg, Laura Ferreira ficou com o segundo lugar. Nas classificatórias, a brasileira enfrentou a equatoriana Luz Pena, e venceu com um ippon faltando 0:43 para o final da luta.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Na semifinal, foi a vez de derrotar a argentina Camila Marcellet, também com um ippon, a 2:04 do final. Na final, a brasileira perdeu para a também argentina Keisy Perafan com um ippon, com menos de um minuto e meio do início da luta.
Eduarda Francisco competiu na mesma modalidade, porém ficou com a 5ª colocação. A brasileira teve apenas uma vitória contra a equatoriana Aracely Barrionuevo
Gabrielle Gonzaga ficou com o terceiro lugar na categoria até 57 kg. Em quatro lutas, a brasileira perdeu apenas uma para a equatoriana Karla Valencia na semifinal.