Duas das promessas brasileiras para a próxima geração do judô brasileiros conquistaram no Aberto de Odivelas, em Portugal, as primeiras medalhas para o Brasil na temporada. Beatriz Souza ficou com o ouro neste domingo (2), último dia do torneio europeu, e Larissa Pimenta foi ao pódio com um bronze no sábado (1º).
Beatriz Souza venceu todas as lutas por ippon, sendo uma delas nas punições. A final foi contra a japonesa Maya Akiba. Chegou lá após vencer a russa Evgeniia Kondrashova na estreia em Portugal, passar pela francesa Stessie Bastareaud no hansokumake na segunda, e superar na semifinal a polonesa Anna Zaleczna.
Danielle Karla (70kg) também competiu neste domingo e perdeu logo na primeira, para a japonesa Yukiko Uno. Guilherme Schmidt (81kg) também competiu na europa, no Aberto de Sófia, na Bulgária. Ele perdeu logo de cara para Gerogii Elbakiev na segunda rodada. O russo acabou sendo o campeão e ficando com o ouro na categoria.
+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter
Primeiros pódios
A seleção brasileira principal de judô começou a temporada no circuito mundial no Grand Prix de Tel Aviv, uma semana antes do Aberto de Odivelas e do Aberto de Sófia. Lá, em Israel, somente os homens foram ao pódio.
Na Bulgária, no primeiro dia, dois atletas foram ao pódio na seleção masculina. Phelipe Pelim e Allan Kuwabara dividiram o pódio da categoria até 60 quilos, com Phelipe no lugar mais alto.