O próximo Campeonato Mundial de Judô será realizado na cidade de Tashkent, a capital do Uzbequistão, em setembro de 2021. Este ano o torneio não é realizado por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A cidade de Tashkent tem sido um nome recorrente no circuito mundial de de judô, sediando uma etapa de Grand Prix deste 2013.
O Brasil teve medalhistas lá logo no primeiro ano, como o ouro de Ketleyn Quadros, prata de Alex Pombo e bronze de David Moura, e em 2014 com bronzes de Maria Portela e Eleudis Valentim.
+ Após Mittersill, seleção chega em Roma para nova fase de treinos
Tashkent foi anunciada como a capital mundial de judô no ano que vem após a assinatura do acordo entre o presidente da federação internacional da modalidade (FIJ), Marius L. Vizer, e o presidente da federação nacional usbeque, Azizjon Kamilov, na sede do Comitê Olímpico daquele país.
De acordo com o anúncio, a federação do Uzbequistão tem trabalhado constantemente para entregar uma infraestrutura moderna e de alta qualidade, visando organizar o melhor Campeonato Mundial de judô possível, uma das razões pelo qual foi escolhido para sediar a competição.
“Este campeonato é uma ótima ocasião para promover os valores do Uzbequistão e do judô para o mundo. Espero que este grande evento seja uma inspiração para as gerações mais jovens de todo o mundo desfrutarem do judô e de todos os outros esportes”, disse o presidente da FIJ, durante a coletiva de imprensa após a assinatura do acordo.
+ Siga o perfil oficial do OTD no Instagram
Além disso, pela primeira vez na história do judô, a FIJ e a IBSA, que organiza as competições paralímpicas de judô, planejam realizar a competição para atletas com deficiência visual imediatamente após o Campeonato Mundial de judô em Tashkent em 2021.