O Campeonato Brasileiro Sênior de judô fecha a temporada 2019 em Balneário Camboriú, cidade de Santa Catarina. Será a partir de sexta-feira (29) com encerramento no domingo (1º). As lutas estão marcadas para o Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato.
Além do título brasileiro sênior, os 249 judocas pré-inscritos também buscam pontuação para o ranking nacional, que pode chegar até 180 pontos (campeão).
Das catorze categorias em disputa nove delas terão judocas que defenderão o título, e os 180 pontos da edição do ano passado.
Raphael Miaque (60kg), por exemplo, terá a companhia de Matheus Takaki (60kg), que foi campeão no Superligeiro em 2018 e, com o fim da categoria, sobe para o Ligeiro. Além da dupla, Airton Silva (66kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg) serão os judocas a serem batidos entre os homens.
Já no feminino, Eduarda Francisco (48kg), Yasmim Lima (52kg), Aine Schmidt (70kg) e Camila Yamakawa (+78kg) tentarão manter o trono em suas categorias.
Medalhistas e revanches
Além dos campeões do ano passado, o Brasileiro Sênior de judô terá a participação dos melhores judocas de cada um dos 26 estados brasileiros mais o Distrituo Federal. Entre eles, 20 compuseram a seleção brasileira no Grand Slam de Brasília deste ano, como os medalhistas Allan Kuwabara (60kg), Ketelyn Nascimento (57kg), David Lima (73kg) e Buzacarini.
Outro detalhe importante do campeonato são as possibilidade de revanches. Airton Silva, campeão no Meio-Leve, pode reencontrar Adriano Souza, que ficou com a prata na última decisão. No Médio, Eduardo Bettoni e Gabriel Oliveira podem se reencontrar na disputa do ouro, enquanto Jonas Inocêncio pode devolver a derrota no Pesado da última edição contra Ruan Isquierdo, caso cheguem às finais.
No feminino, Aine Schmidt e Sarah Nascimento podem fazer a final que disputaram na categoria Médio. Já no Pesado, Istelina Silva pode tentar dar o troco em Camila Yamakawa.
Entrada franca
Para acompanhar o Campeonato Brasileiro Sênior é simples: as lutas serão disputadas no Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com a entrada gratuita.
A agenda do Brasileiro Sênior começa na sexta com o sorteio das chaves às 18h. No sábado (30), os combates começarão pelos judocas dos pesos 48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg, a partir das 9h. As demais categorias serão no período da tarde após a cerimônia oficial de abertura. As finais serão no domingo a partir de meio-dia.