No primeiro dia do Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o judô brasileiro foi representado pelo trio formado por Ketelyn Nascimento (57kg), Felipe Kitadai (60kg) e Phelipe Pelim (60kg). Coube ao último alcançar o melhor resultado do país: Pelim terminou em quinto lugar, enquanto Kitadai e Ketelyn ficaram na primeira rodada.
Cabeça de chave, o ligeiro brasileiro estreou na segunda rodada contra o português Rodrigo Lopes e venceu com um waza-ari. Contra o espanhol Francisco Garrigos, Pelim abriu vantagem com um waza-ari, mas logo em seguida acabou sofrendo o empate. No fim, após investida, o brasileiro conseguiu uma chave de braço e a vitória por ippon.
Nas quartas de final, Pelim foi surpreendido pelo cazaque Gusman Kyrgyzbayev, que venceu nas punições (shido) e, mais tarde, sagrou-se campeão da categoria.
Na repescagem, o brasileiro venceu o mongol Ariunbold Enkhtaivan com um ippon, e classificou-se para a disputa do bronze da categoria. O uzbeque Diyorbek Urozboev foi mais veloz no ataque e conqseguiu o ippon logo no início da luta para ficar com a medalha e deixar o quinto lugar para Pelim.
Felipe Kitadai (60kg) estreou também na segunda rodada e enfrentou o cazaque Yeldos Smetov, vice-campeão olímpico e atual número 4 do mundo. O adversário buscou forçar erros do brasileiro e conseguiu vencer nas punições (shido).
No leve feminino (57kg), Ketelyn Nascimento, que vinha de uma prata no Grand Slam de Brasília, também começou na segunda rodada diante de Hyo Sun Ri, da Coreia do Norte. A norte-coreana conseguiu vencer a brasileira com um ippon, encerrando, precocemente, a participação de Ketelyn em Abu Dhabi.
Seis judocas brasileiros em ação no segundo dia
O segundo dia do Grand Slam de Abu Dhabi será nesta sexta-feira, 25, e terá a presença de seis brasileiros no tatami dos Emirados Árabes. As preliminares começam a partir de 2h*, com as finais sendo disputadas às 10h*, ao vivo no site live.ijf.org.
Confira os judocas do segundo dia:
Ketleyn Quadros (63kg) x Hannah Martin (USA)
Maria Portela (70kg) x Sara Rodriguez (ESP) ou Ya Zhu (CHN)
David Lima (73kg) x Salvador Cases Roca (ESP)
Marcelo Contini (73kg) x Keisei Nakano (PHI)
Leandro Guilheiro (81kg) x Seungsu Lee (KOR)
João Pedro Macedo (81kg) x Khaknazar Nazarov (TJK)